TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VISÃO DA ORGANIZAÇÃO SOB A ÓTICA DE ROCESSOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Artigos Científicos: A VISÃO DA ORGANIZAÇÃO SOB A ÓTICA DE ROCESSOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.861 Palavras (12 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO - ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

APS – ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

SANTOS

2011

A VISÃO DA ORGANIZAÇÃO SOB A ÓTICA DE ROCESSOS

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RESUMO

Este artigo tem por finalidade abordar assuntos ligados ao departamento de Recursos Humanos, especificamente sobre o recrutamento e seleção dos colaboradores que farão parte da organização.

Será abordada a importância de um recrutamento eficaz e os métodos utilizados para a execução desta tarefa pertinente ao departamento de Recursos Humanos, pois um recrutamento mal realizado implica não só em custos para a empresa, pois envolve a integração desse novo profissional, aderindo à sua cultura e valores fazendo parte da equipe em busca dos objetivos organizacionais.

Todo o conteúdo pesquisado tem como base fundamentação teórica de autores com pontos de vista sobre o assunto, associando essa teoria com a prática, encontrada na empresa pesquisada através da pesquisa de campo, entrevista com colaboradores e análise realizada pelo grupo.

1. Introdução

As organizações fazem parte da vida do ser humano, evoluindo conforme suas necessidades diárias sejam elas tecnológicas, ambientais ou sociais, passando a maior parte do seu tempo em organizações, dependendo dela para nascer, viver, aprender e trabalhar, conquistando assim seus objetivos pessoais e profissionais. Durante a era da industrialização neoclássica a velha concepção de relações industriais foi substituída por uma nova visão de administração de recursos humanos, passando a enxergar as pessoas como recursos vivos e não como apêndices de máquina. A partir de 1990 as mudanças continuaram, passando de Administração de recursos humanos para Gestão de pessoas, onde as pessoas, seus conhecimentos e habilidades passaram a ser a principal base da nova organização.

A forma com que as organizações se relacionam, não tratam mais de administrar pessoas e sim de administrar com pessoas, externalizando assim a nova abordagem da administração.

Os líderes são partes fundamentais para que esta prática seja introduzida nas organizações de forma eficiente e eficaz, pois é atribuído a eles a capacidade de compreender a complexidade de um ambiente amplo e em contínua transformação, que necessita de maior percepção quanto a escolha de seus colaboradores, que devem ser adequados as funções que irão exercer e interagir dentro da organização

Para que a organização alcance seus objetivos, a boa Gestão de Pessoas, torna-se fundamental para o melhor desenvolvimento organizacional, evitando assim transtornos futuros, que paralisam ou retardam as metas do grupo como um todo.

2. Recrutamento

2.1 Recrutamento Externo

De acordo com Marras (2003), quando a organização tem a necessidade interna de contratação, a mesma avalia os candidatos de acordo com os conhecimentos e habilidades estabelecidos pelo cargo. Após essa avaliação o candidato faz testes de conhecimentos gerais tendo uma pontuação mínima a ser alcançada para dar continuidade ao processo seletivo. (Figura 1).

Figura 1- diagrama

Fonte: MARRAS 2003, p 69.

Conforme Chiavenato (1998), o recrutamento externo pode apresentar algumas vantagens e desvantagens, podendo ser elas:

• Vantagens – Renovação da equipe, novas idéias, renovação dos assuntos dentro da empresa.

• Desvantagens – É um processo mais demorado e gera um aumento imediato nas despesas da empresa.

1.2 Recrutamento interno

Segundo Chiavenato (1998), há algumas vantagens no recrutamento interno como a economia em despesas, mais agilidade, mais segurança, pois o candidato já é conhecido, e é uma excelente fonte de motivação para os empregados.

É um processo de captação de recursos humanos no mercado de trabalho, com o objetivo de suprir uma necessidade da empresa do seu quadro de efetivos (MARRAS, 2003).

Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização (CHIAVENATO 1998, p195).

2.3. Recrutamento Misto

O recrutamento misto é o mais utilizado, pois é considerado o modelo mais completo, pois aborda tanto fontes internas como externas (CHIAVENATO, 2000).

O recrutamento misto pode ser abordado em três alternativas:

• Inicialmente, recrutamento externo, seguido de recrutamento interno: Quando a empresa necessita do profissional já qualificado, sendo necessário importá-lo do ambiente externo. Caso o profissional não seja encontrado no ambiente externo, a empresa descarta os critérios e seleciona funcionários internos.

• Inicialmente recrutamento interno, seguido de recrutamento externo: Quando a empresa da oportunidade para os funcionários concorrer a vaga, e quando não há o profissional qualificado, a empresa faz o recrutamento externo.

• Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente: É o caso em que a empresa utiliza uma concorrência externa e interna pela vaga existente, dando igualdade de condições para os candidatos, com isso a empresa cria uma competição profissional (CHIAVENATO, 2000).

3. Seleção de Pessoal

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com