TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rocesso Administrativo: As Funções Administrativas - Teoria E Prática

Exames: Rocesso Administrativo: As Funções Administrativas - Teoria E Prática. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Processo Administrativo: as funções administrativas - teoria e prática

Atividade Prática Supervisionada – ATPS

Disciplina: Processos Gerenciais

Profº Lincon Lopes

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Lilian Patrícia Pereira RA 3876738840

Ednaldo Santos Nascimento RA 4300065925

Paula Graziely Fernandes RA 3876760541

Ana Maria Ferreira Barbosa RA 3826705064

Sidilene Froes de Souza RA 3876766301 Sertãozinho-SP 2012

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como principal finalidade demonstrar de maneira sucinta o real funcionamento de um processo gerencial dando ênfase a criação e organização de um evento. Para tanto evidenciamos o que é planejar em suas definições; explicamos o que é organização dentro de processo gerencial e desenvolvemos um projeto social que irá beneficiar o público da terceira idade.

Através do projeto em questão, que será apresentado neste documento, temos a intenção de contribuir com a cultura educacional de uma geração prejudicada por conta da falta de oportunidade e não tiveram como se desenvolver para as novas tecnologias.

Esperamos também favorecer o desenvolvimento de competências profissionais para atuar como empreendedor e captar uma visão crítica e global.

Planejamento

“Planejamento é um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado” (Lacombe (2003, p.162).

Planejar é também analisar de todos os modos como seria colocar uma ideia em prática. É através desse processo que se tem conhecimento do que se precisaria para tirar do papel algo que pode se tornar realidade.

"Dizemos que estamos planejando quando listamos as atividades do dia ou quando pensamos em fazer um churrasco para os amigos, onde buscamos algumas informações importantes como; número de convidados, quantos quilos de carne comprar, quantos refrigerantes comprar, e outras informações importantes para que o churrasco transcorra conforme o planejado. Em termos de atividade gerencial, porém, o que entendemos por planejamento pode ser dividido em termos muito específicos(...)" (http://amarildonogueira.com.br/site/planejamento-para-o-sucesso-da-organizacao/)

• Planejamento estratégico diz respeito a organização como um todo, ao elaborar um plano estratégico deve-se levar em consideração os ambientes internos e externos como fatores econômicos - financeiros globais, políticos e sociais,também é necessário ter uma visão integrada desenvolvida.

• Planejamento tático são as diferentes áreas da instituição, portanto uma empresa que possui uma área financeira e uma comercial traça planos financeiros e comerciais.

• Planejamentos Operacionais servem para orientar a alocação para várias partes de planos táticos.

Sendo assim o planejamento estratégico estende-se ao longo prazo, é desdobrado em vários planejamentos táticos (em médio prazo), que por sua vez se desdobram em planos operacionais (em curto prazo) para sua devida realização.

Planejar é estabelecer uma visão de futuro, é definir um caminho, é alcançar uma meta, esse processo é um exercício de imaginação, criatividade e até mesmo de um sonho.

É importantíssimo ter uma visão de futuro consensual e compartilhada, pedir para que cada membro relate sua opinião, para que assim seja manifestado as diferenças, podendo chegar melhor a um propósito, compreendendo e analisando decisões, comunicação, liderança, motivação, avaliação e controle.

Dentre essas atividades, a tomada de decisão, destaca-se como sendo fundamental importância para uma administração bem sucedida.

O planejamento dá suporte à estrutura divisória da instituição, composta de decisões relacionadas aos diferentes níveis da organização, estratégico, tático e operacional. O ato de planejar deve ser, portanto, um processo participativo, desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos de uma organização.

O planejamento é um processo que uma vez adotado demanda continuidade, devendo desta forma ser incorporado como prática permanente na organização. Estende-lo como um processo é requisito para se obter eficácia na sua implementação.

É através das avaliações, revisões periódicas e reformulações que o planejamento torna-se um processo cíclico, aberto e flexível, responsável pelo direcionamento constante dos esforços e alocação efetiva dos recursos da organização.

Confrontando ideias de planejamento

Na visão de Shinyashiki, “quando as pessoas não conseguem planejar o futuro elas pagam caro por isso, pagam com seus empregos, amores, suas empresas e só aprendem a valorizar depois que perdem.”

Visão é a arte de ver o invisível, é o poder de enxergar oportunidades e planeja-las, pois a maioria das pessoas só vê problemas.

Ver além do horizonte é criar a competência necessária para aproveitar oportunidades. Um bom empreendedor sabe analisar e planejar o futuro. E entende-se que o futuro é consequência do hoje, e tem conhecimento que existe uma batalha correndo ao mesmo tempo - a do presente e do futuro. Sabe também que para conquistar um futuro de sucesso é preciso imagina-lo.

Já para Barreto, “é necessário estudar muito, ir a eventos, workshop, para abrir as portas para o futuro.”

Barreto nos diz que o mundo dos negócios virou de cabeça para baixo onde a maioria dos líderes de empresas de hoje tiveram uma educação formal e experiências profissionais em um mundo empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com