TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As pessoas surdas de Acultura

Resenha: As pessoas surdas de Acultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 2

Acultura dos surdos, apesar de ser um grupo pequeno em relação aos ouvintes, não pode ser encarada como uma subcultura. Surdos e ouvintes encontram-se normalmente, no mesmo espaço físico, e partilham de uma cultura ditada pela maioria ouvinte; ambos compartilham uma série de atitudes, costumes e hábitos, ou seja, aspectos próprios da cultura ouvinte; fato que torna os surdos indivíduos multiculturais.

Por conta das relações de poder, a comunidade surda, por um longo perí-

odo, ficou silenciada, sua identidade foi massacrada. Mas, devido ao fracasso das

tendências teórico-metodológicas que tentaram e tentam privilegiar o oralismo,

os próprios surdos se viram obrigados a irem à luta. Alguns estudos, a respeito

da educação dos surdos, partiram justamente de pais e filhos de surdos, ou dos

próprios surdos. , as pessoas não surdas tem muita dificuldade em admitir que os surdos tenham processos culturais específicos, então, muitos continuam a tratar os surdos apenas como grupo de deficientes ou incapacitados. Acultura dos surdos, apesar de ser um grupo pequeno em relação aos ouvintes, não pode ser encarada como uma subcultura. Surdos e ouvintes encontram-se normalmente, no mesmo espaço físico, e partilham de uma cultura ditada pela maioria ouvinte; ambos compartilham uma série de atitudes, costumes e hábitos, ou seja, aspectos próprios da cultura ouvinte; fato que torna os surdos indivíduos multiculturais. Cabe nesse contexto a preocupação na área educacional com o fim das escolas especializadas para criança

Podemos concluir que a inclusão dos alunos com surdez nas salas regulares deve acontecer desde a educação infantil, lhes garantido, a utilização de recursos de que necessita para superar as barreiras no processo educacional.

É importante que os professores saiba interagir com alunos em sala, fazendo com que seu aluno surdo não seja excluído da sociedade, pois na educação infantil é o momento de se formar cidadão e seu desenvolvimento e interação com o próximo.

É importante que o professor utilize também com os alunos surdos ambientes educacionais estimuladores, que explorem suas capacidades em todos os sentidos e a tecnologia utilizada precisa ser visual. Esse trabalho pedagógico requer muita flexibilidade e criatividade, sempre reafirmando a Importância da compreensão da cultura surda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com