TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сomportamento adolescente

Resenha: Сomportamento adolescente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Resenha  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Muitos fatores podem influenciar no comportamento dos adolescentes, desde o relacionamento com pais e amigos e o que ele vê na internet ate a genética. A cada dia os jovens buscam mais liberdade e nao querem ter responsabilidade de agir como eles querem ser tratados.

Em entrevista a um jornal, o aluno do 3 ano do ensino médio Leonardo mais conhecido como Léo, é um jovem que já passou por vários problemas. "Já morei nas ruas, ja passei por tanas dificuldades que hoje é um pouco difícil de falar sobre as várias situações que vivi, mas sei que hoje posso dizer que sou vencedor” afirma o aluno.

Lo, em sua adolescencia, foi um joven que, desde as varias brigas que presenciou de seus país, queria de alguma forma, evitar aquilo que estava passando. Alem disso, na escola ele era um aluno que ao passar dos anos, foi se tornando um mau aluno e violento, chegando ate mesmo ser expulso da escola alguns anos depois por ter agredido alguns alunos da sala.

A verdade e que ha diversas razoes para que isso aconteca. Nao e apenas um motivo ou situação que desencadeia a agressividade nesses adolescentes. " A violencia e um fenomeno de multiplas causas”, define Rose Miyahara, coordinadora do Centro de Referencia as Vitimas de Violencia do Instituto Sedes Sapientiae. “ Pais violentos, privacoes materiais ou afetivas, valores culturais que induzam a discriminacao e ao preconceito estao asociados e resultam nesse tipo de comportamento”, completa.

A cada dia os jovens buscam mais a liberdade, especialmente dentro de casa. Ja que eles nao gostam de serem investigados, e que ninguém descubra o que andam fazendo e querem ter autonomia de si mesmo.

Leo afirma que era um filho bastante mimado, e que seus pais faziam tudo que ele pedia, e que mesmo ao 16 anos, naquela época,foi bastante influenciado tanto pela sua família que muitos eram alcoolatras e amigos jovens que bebiam, acabou sendo um viciado e alcool .E que depois da separação de seus pais, acabou se sentindo culpado por aquilo ter acontecido e logo em seguida fugiu de casa em busca de liberdade e que aqueles pensamentos negativos fossem embora.

“De fato hoje os pais tem menos tempo disponível para os filhos, devido ao trabalho ou outros fatores, o que gera sentimento de culpa. Os excessos sao observados quando pai ou mae agem de forma extremamente permissiva, ou sao exigentes demais e tomam os poucos momentos de união cheios de cobranças”, explica Carolina Nikaedo, psicóloga da Equipe de Diagnostico e Atendimento Clinico (Edac), de Sao Paulo.

O mesmo, afirma ainda que antes de ir embora de casa, ele nao possuía controle de si mesmo e que os pais quase nao estabelecia metas de controle, e também o deixava fazer o que quisesse. Geraldo Possendoro, professor de Medicina Comportamental da Universidade Federal de Sao Paulo (Unifesp), chama a atenção em relação ao comportamento dos pais de Leo e as atitudes que alguns pais tem atualmente: “Cada vez menos dizem ‘nao’ aos filhos. A família não estabelece limites, da infância a adolescência”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com