TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A elaboração de um plano para o processo de negociação

Por:   •  28/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

O livro texto e o Artigo de de Almeida e Martinelli traz para nós habilidades importantes de negociado ma negociação é preciso de muita cautela sempre ouvir o outro, procurando sempre o melhor acordo possível, todos estão com os mesmos interesses em uma negociação, por isso é muito importante que haja sempre dialogo, perguntas e muita observação durante o processo de negociação.

É preciso ser seguro na hora de falar, não pode falar demais e nem de menos. É um acordo por meio de diálogo é uma forma para as pessoas eliminarem as diferenças e aprender cada vez mais. É preciso estar bem adaptados as habilidades e ter todas as informações possíveis para fazer um bom negócio com o cliente.

Quando se tem o poder, tem que tomar cuidado na hora de usá-lo, pois, se for utilizado incorretamente a negociação poderá acabar desandando, fazendo com que se comprometa. Sempre tem que existir um plano B, pois se alguma coisa der errado no processo de negociação está desprevenido.

Ser claro sobre seu ponto de vista é muito importante, quando se sentir pressionado na negociação pode-se dar uma pausa para ela. Para se negociar é preciso estar sempre concentrado nas ideias para convencer o cliente. Escutar o que o cliente tem para falar, questionar, o que está bom ou ruim.

Quando se negocia é preciso deixar de lado qualquer problema pessoal ou interesse pessoal. Concentrar-se nas ideias, apresentar propostas concretas logo no início para não entrarem em discussões longas e sem alguma importâncias, essas habilidades são muito importante no processo de negociação

PASSO 3- DICAS :

O argumento é fundamental.

-Encarar olho no olho chefe e dizer que quer, precisa e merece um aumento.

-Uma empresa não consegue um aumento quando o problema é do funcionário, só consegue o aumento quando o problema passa a ser da empresa.

-Fazer com que a empresa se interesse seus resultados e te dar um aumento

-Quando o empregado consegue uma proposta para trabalhar em outra empresa, por esse motivo o empregado consegue aumento para não sair, ai o problema passa a ser da empresa.

-Estabelecer um programa de objetivos em médio prazo de 6 meses a 1 ano com o chefe.

-Pedir uma oportunidade para mostrar melhor seu serviço para reconhecer que mereça aumento, buscar sempre oportunidades, além do que efetivamente faz na empresa

-Aumento de longo prazo: Saber falar pelo ao menos 2 idiomas e cursar nível superior, faz com que tenha aumento salarial

ETAPA 4 :

PASSO 2 :

A) É muito importante planejar antes de negociar, pois, só assim poderá obter sucesso ou não. É bom ter sempre um segundo plano na negociação, caso o primeiro dê alguma falha, já esta prevenido. A probabilidade de obter resultados em planejar na negociação, é bem maior e mais confiável. Quando se negocia com alguém, não é fazer que a outra parte perca e fique um ganha-perde, a ideia é que ambas as partes ganhem (ganha-ganha) e saiam satisfeitos. Mas é claro que nem sempre isso acontece. Antes de negociar é preciso estar preparado, estudar bem o assunto e seu oponente também, estar sempre ativo, com as palavras na ponta da língua, para que nada dê errado, mesmo porque o segundo plano precisa estar vinculado com o assunto dando continuidade no processo.

B) Planejar é avaliar, conhecer melhor seu oponente e obter resultados naquilo que se quer. A pior negociação é quando está mal preparado e sem cartas na mão, sem um segundo plano e sem conhecimento naquilo que se quer negociar. Por esses motivos a negociação fica como ganha-perde, pois sempre na negociação são passados por obstáculos que surgem no decorrer do processo. É sempre importante lembrar que durante o processo de negociação é preciso separar as pessoas do problema, e concentrar-se sempre nos interesses. Para obter sucesso, é importante sempre ouvir seu oponente e deixar que ele fale tudo o que tem para falar, pois assim ganhará tempo para fazer um feedback e obtém melhor definição para um argumento bem sucedido, sabendo sempre seus objetivos para conquistar sucesso.

C) A importância da ética na negociação se torna bem clara, escutar sempre a opinião da outra parte. Cada pessoa tem sua ética pessoal, isso vem de criação, aprendizados e experiência. E cada um tem o conhecimento das éticas comercial ou empresarial. É preciso que a ética esteja em qualquer lugar, nas empresas a ética é fundamental e de extrema importância, muitas vezes a crise econômica é pela falta de ética e por esse motivo o nome da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com