TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DE CITOLOGIA CLÍNICA

Por:   •  19/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE CITOLOGIA CLÍNICA (3,0 pontos)

1 – resuma de forma sistemática a membrana plasmática?

A membrana plasmática reveste a célula separando o meio intracelular do extracelular, sem isolar. Por apresentar permeabilidade seletiva consegue ordenar a entrada e saída de substâncias. A membrana é formada por uma bicamada lipídica constituída por fosfolipídios que são moléculas anfipáticas, na parte da cabeça são hidrofílicas e na parte da calda hidrofóbicas. Encontramos nas membranas o colesterol que ajuda na permeabilidade seletiva e confere uma maior estabilidade mecânica reduzindo a fluidez. As proteínas encontram se entre os fosfolipídios elas ajudam no transporte de íons, catalisam reações e recebem sinais químicos do meio extracelular. Os carboidratos que formam os glicocálices são fixados nas proteínas ou nos próprios lipídios atuam protegendo contra choques mecânicos, inibição por contato que é quando ocorre alguma lesão e ele inibe a mitose evitando um possível queloide. Também atua no reconhecimento celular, onde identifica células com o mesmo DNA, no caso de doação de órgãos.

A passagem de substancias para dentro das células ocorre por transporte ativo ou transporte passivo, onde o ativo apresenta um gasto de ATP e o passivo não. No transporte passivo as substancias saem de um meio mais concentrado para um menos concentrado temos 3 formas de transporte passivo:

difusão simples: passagem de um meio hipertônico para um hipotônico pela bicamada lipídica.

Difusão facilitada: passagem de um meio hipertônico para hipotônico através das proteínas.

Osmose: passagem da água de um meio hipotônico para um hipertônico

Já no transporte ativo temos a passagem de um meio hipotônico para um hipertônico como é p caso da bomba sódio e potássio que transporta nutrientes e ajuda no controle osmótico. Apresentamos uma menor concentração de sódio dentro das células do que no meio extracelular, e o potássio apresenta uma maior concentração dentro das células, com isso o sódio entra e o potássio sai

 

 2 – resuma de forma sistemática o citoplasma?

O citoplasma é uma estrutura interna da célula, onde encontramos o núcleo e a organelas, é constituído por uma substancia fluida chamada de citosol. Nas organelas é onde acontece a maior parte das atividades celulares.

Os ribossomos são responsáveis pela produção de proteínas, uma das funçoes mais importantes.

Reticulo endoplasmático rugoso: apresenta ribossomos aderidos a sua parede, sua função é a síntese de proteínas que vão para fora da célula, também são produzidas as enzimas digestivas que irão atuar dentro dos lisossomos.

Reticulo endoplasmático liso: é responsavel pela síntese de lipídio e também faz a desintoxicação.

Lisossomos: são resposaveis pela digestão celular

Complexos de golgi : é o correio da célula, ele recebe, modifica e envia as proteínas  para fora da célula, através de vesículas secretoras, também forma os lisossomos e o acrossomos.

Peroxissomo: é uma organela minúscula, ela é responsavel pela quebra de  h2o2 com a enzima catalase. Ajuda na formação Formação da bainha de mielina.

Mitocôndria: recebe o oxigênio periférico e realiza o processo de respiração celular e produz muito ATP.

3 – resuma de forma sistemática o núcleo?

O núcleo é uma das regiões de extrema  importância, pois é nele que ficam todas informações genéticas que comandam e condenam as funções celulares. O núcleos celular apresenta uma grande atividade de síntese de proteínas.  Cada região do DNA é composto por genes que codificam as informações para a síntese de proteínas, que ocorre nos ribossomos. o gene será codificado de acordo com  um tipo de proteína a ser sintetizada, que será usada para fins específicos. O núcleo é composto por nucleoplasma, onde fica o matérial genético, também apresenta a carioteca que delimita e protege o núcleo. A carioteca é composta por uma bicamada lipídica e proteica, apresenta poros que servem para a entrada e saída de substâncias. No lado interno da membrana há uma rede de proteínas, chamadas de lâminas nucleares que ajudam a sustentar a carioteca e participam do processo de divisão celular. As proteínas histonas compõe a cromatina, quando a cromatina se encontra mais enrolada ela é chamada de heterocromatina. O cariótipo é o conjunto de cromossomos que forma cada ser, nós possuímos 22 pares de cromossomos autossomicos e 1 par de sexuais. Os nucleolos são compostos de proteínas com o RNA e DNA associados. É nos nucleolos onde são fabricadas as moleculas de RNA ribossomico. Eles ficam armazenados e saem no momento da síntese protéica. A mitose ocorrer quando uma celula mãe da origem a duas celulas filhas idênticas. Os cromossomos passam por varias fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. A mitose ocorre após a celula mae originar duas celulas filhas identicas. A meiose origina células filhas com a metade do número de cromossomos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com