TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE SOBRE GÊNEROS DE INFORMAÇÃO MIDIÁTICA

Por:   •  18/9/2021  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE SOBRE GÊNEROS DE INFORMAÇÃO MIDIÁTICA

Equipe Inocentes da ECO – gênero Entrevista escrita/radiofônica OU entrevista

televisiva/na internet

TAREFA: cada equipe ficará responsável por selecionar UM exemplo de um gênero de informação midiática e apresentá-lo nas aulas síncronas previstas para a atividade.

▪ Tempo de apresentação: cada equipe terá de 10 (dez) a 15 (quinze) minutos;

▪ Fala dos membros: a critério de cada equipe (se um, dois ou todos os membros falarão);

▪ Aspectos a serem destacados na apresentação:

Início da apresentação/motivo da escolha:

Para realizar esse trabalho, nós escolhemos uma entrevista do príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle que foi realizada por Oprah Winfrey. Essa entrevista ocorreu em março de 2021 e gerou uma repercussão mundial, pois foram relatadas histórias controversas sobre a vida na família real britânica. [a][b]

a) Tipo de instância enunciativa (quem é/são o(s) sujeito(s) falante(s)? Em que lugar da mídia está/estão inseridos(s)?; (Juliana)

  Oprah Winfrey é uma apresentadora, jornalista, escritora e produtora norte-americana. Ela comandou o programa de maior audiência dos Estados Unidos, “The Oprah Winfrey Show”, de 1986 até 2011. Oprah é uma das personalidades mais influentes da TV americana, devido a toda sua história de vida e a todos os seus trabalhos. É uma mulher negra que batalhou muito.

     Como foi mencionado, ela é uma pessoa com uma forte influência e legitimidade. Seus entrevistados, também, possuem um grande impacto e relevância mundial. O príncipe Harry é conhecido por ser o filho caçula do Príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, e da Princesa Diana. Além de ser neto da rainha Elizabeth II da Inglaterra. Já sua esposa, Meghan Markle, é uma atriz americana e embaixadora da ONU para assuntos ligados ao empoderamento feminino e à igualdade de gênero.

    É válido ressaltar que, em janeiro de 2020, Harry e Meghan Markle abdicaram dos privilégios que tinham como membros reais e se mudaram para os Estados Unidos.

b) Tipo de modo discursivo (o acontecimento é relatado, comentado ou provocado?); (Luana)

        Provocado.

        

c)  Tipo de conteúdo (com qual(is) macrodomínio(s) o gênero se relaciona?); (André)

d) Tipo de dispositivo (qual suporte midiático materializa o gênero? Como esse suporte o influencia/caracteriza?); (Mariana)

A entrevista é televisiva, ou seja, se materializa por meio do audiovisual. Isso faz com que o diálogo entre o entrevistador e o entrevistado -  nesse caso Oprah, Harry e Meghan - ganhe um efeito especial, uma vez que os comportamentos e as reações de ambos os sujeitos da entrevista podem ser vistos pelos espectadores, o que aumenta o envolvimento desses com o conteúdo que está sendo apresentado. Pode-se, também, levar em consideração a produção da entrevista que, por estar inserida no mundo audiovisual, é influenciada por recursos desse meio. Nesse sentido, a forma como a entrevista é filmada, dirigida e até mesmo editada pode influenciar o produto final (um exemplo disso seria o foco nas reações da Oprah com as declarações feitas por Meghan e Harry, como forma de enfatizar as informações que estão sendo coletadas e o choque que elas causam).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com