TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Argumentação

Por:   •  14/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

Argumentação

  • A argumentação tem como propósito convencer alguém, sobre um determinado assunto fazendo com que sua opinião seja alterada.
  • Surgiu em 427 A.C  na Grécia Antiga.
  • Nos primórdios da civilização ocidental, era tradição que governantes e membros das famílias importantes de quase todos os povos ocidentais recebessem, como parte obrigatória de sua educação, instruções que possibilitassem a fala não só correta, mas de maneira a tentar convencer, persuadir.

[pic 1]

Não a um dia sem que a persuasão e argumentação não estejam presente . A todo o momento nos esforçamos para convencer, argumentar e persuadir. Sendo esses processos uma via de mão dupla, da mesma forma somos assaltados pela mídia, por diversos organismos, tentando nos levar a aderir a inúmeras ideias, as quais abraçaram e algumas vezes lutamos truculentamente por elas como se fossem nossa.

Tipos de Argumentação:

  • Argumentação por citação: Coloca se citações de pessoas ‘consagradas’, que pensam como nós acerca do tema em evidência.
  • Argumentação por comprovação: A sustentação da argumentação se dará a partir das informações apresentadas (dados, estatísticas, percentuais) que a acompanham.
    Esse recurso é explorado quando o objetivo é contestar um ponto de vista equivocado.
  • Argumentação por raciocínio lógico: É a relação entre causa e efeito que conclui a ideia evitando assim uma contestação.

Algo histórico que aconteceu tendo início com o poder argumentação e persuasão: Hitler, com o poder do seu discurso e suas palavras, persuadiu e convenceu uma nação inteira de que eles era uma raça superior , arrastando a Alemanha para a maior guerra de todos os tempos e ceifando milhões de vidas em apenas com o poder de suas palavras.

Para Platão a linguagem é um Pharmakon, assim como a argumentação e persuasão.  Traduzido em três significados principais: remédio, veneno e cosmético.

Estabelecemos esse paralelo por entender que argumentação e a persuasão podem ser usadas como remédio, por  exemplo para persuadir alguém a cuidar do meio ambiente ou manter a sua vacinação em dia Também pode ser usada para levar pessoas a agir sem senso critico, a envidarem esforços contra si mesmas, a entregar doações a pessoas ou instituições que exploram a boa vontade e ingenuidade populares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (362.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com