TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argumenta Contra e a Favor da Doação de Orgãos de Detentos Condenados a Morte na China

Por:   •  14/3/2016  •  Dissertação  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  2.320 Visualizações

Página 1 de 3

Argumentos do 1° Debate

Aluno(a): Débora Soares dos Santos

Período: 6° (vespertino)

  • Argumento a Favor

        Sendo a China um País de ideias muito tradicionais e tendo a maior população mundial, demonstrando um baixo índice de doadores de órgãos, concordo que deveriam ser utilizados os órgãos de criminosos
executados, inclusive contra sua vontade, para salvar a vida de pessoas de
bem. Segundo análises realizadas, esse fator estaria relacionado à ideia tradicional referente à reencarnação, onde as pessoas acreditam que ao doar seus órgãos, estes poderiam faltar em uma vida posterior. Além disso, há a insegurança de que após sua morte, os seus órgãos não sejam devidamente utilizados, e aplicados em práticas ilícitas, como o tráfico de órgãos no mercado negro, por exemplo. Diante dessa situação, a utilização de órgãos de criminosos executados, contribuiria para aumentar esse índice de órgãos doados, e, consequentemente, diminuiria o grande número de pessoas que há anos esperam por um órgão e que muitas vezes, pela baixa demanda, acabam morrendo sem que recebam a doação que necessitavam. Esta também seria uma forma destes criminosos se redimirem dos males causados à sociedade, na medida em que estariam contribuindo para a vida de alguma pessoa, que pode ter sido ou não prejudicada pelas atitudes ilícitas que ele praticou enquanto estava vivo.

  • Argumento Contrário

        Não concordo que os órgãos de criminosos executados sejam doados para salvar a vida de pessoas de bem sem o seu consentimento, pois creio que mesmo tendo praticado condutas ilícitas, que de alguma forma prejudicaram o meio social no qual esse criminoso estava inserido, ele ao ser sentenciado continua tendo a sua liberdade e autonomia de escolher se deseja ou não que tal procedimento seja realizado em seu corpo após sua morte. Principalmente por se tratar da China, um País em que as tradições são levadas seriamente à risca, a opinião desse criminoso deve ser levada em consideração para que assim não sejam feridos os seus bons princípios e suas crenças passados por sua família de geração em geração. Dessa forma, o procedimento só deveria ser realizado diante do consentimento expresso do criminoso, assim como acontece com qualquer outro indivíduo. Ser um criminoso não deve rebaixá-lo a um nível diferente dos demais no que se refere à possibilidade de escolha sobre o que fazer com o seu corpo, por isso a aplicação da Lei Vigente no País, a sentença imposta, no caso a morte, já seria o suficiente para que ele se redimisse diante da sociedade por todas as más condutas realizadas. Além de que, diante do fato do criminoso muitas vezes viver em más condições durante seu encarceramento, ele é mais suscetível a desenvolver infecções, o que acabaria por arriscar a vida do indivíduo que recebesse os órgãos. Diante desses fatos, percebe-se que essa é uma forma que visa inclusive resguardar a memória e a autonomia do detento após sua morte, que será respeitada, assim como deve ser com todas as pessoas, além de motivar a doação voluntária de todos os cidadãos chineses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com