TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULPA CONCIENTE

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Culpa consciente, o agente, embora prevendo o resultado, acredita sinceramente na sua não ocorrência; para ocorrer à culpa consciente, é necessário que o agente faça uma conduta (com todos os requisitos da culpa, como a imprudência, negligência ou imperícia).

Exemplo:

Agente instrutor de autoescola com bastante experiência como motorista vem em alta velocidade podendo ocasionar acidentes, mais por acreditar na sua experiência acredita que pode evitar qualquer tipo de acidentes.

Inicialmente urge destacar que teoria da equivalência dos antecedentes causais gera regresso infinito isso não permite confirma o nexo de causalidade. Assim, a teoria da imputação objetiva ajudar frear regresso infinito, só permitindo responsabilização do agente se houver dolo e culpa.

  1.  Credor (Ana Carolina) por não querer receber por motivos que mesma não quer ilegítimo, então devedora (Amanda) vai realizar pagamento consignado consiste no depósito judicial quantia devida e extinguirá a obrigação se aceito pelo credor ou se declarado pelo juiz. (art. 334 e 335 cc).

  1. Não cumprimento da obrigação entre partes, por conta que objeto foi furtado. O Inadimplemento da obrigação não foi porque quis conduta culposa e sim por conta caso fortuito vontade alheia da vitima comprovada com boletim de ocorrência, sendo assim de fato não e imputável. (art. 393 cc)

.03

Trata-se de obrigação de não fazer consiste num ato de abstenção do devedor, pois juiz concederá cumprimento específico da obrigação caso seja descumprida decisão vai arca com multas diárias. (art. 250 cc).

05

  1. Obrigação legal - LEI

b - Obrigação indenizatória por causar dano a outrem fica obrigada a repara-lo por ter avançado sinal.

04.

Sim, consinta na assunção da dívida, interpretando-se o seu silêncio como recusa, com o consentimento expresso do credo, caso haja e outorgada transferência à terceiro. (art.299 cc)

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (144.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com