TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação No Trabalho Acadêmico

Por:   •  21/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  2.715 Visualizações

Página 1 de 2

        Identifique diferentes gêneros discursivos presentes na nossa língua e como eles se transformam de acordo com o emprego em diferentes contextos sociais e geográficos de comunicação, verificando em qual campo estes gêneros se alocam mais tipicamente, se no formal ou no informal.

  1. Textos jornalísticos, que são desenvolvidos para diferentes contextos sociais , como o Jornal meia hora, que é um tabloide vendido a preço popular  onde as notícias são mais exageradas, podendo incluir eventos que não influenciam a sociedade em geral, com o uso de mais elementos gráficos e imagens chamativas para aumentar o número de leitores e usando linguagem informal; por outro lado  o Jornal Valor Econômico é outro exemplo de utilização do gênero jornalístico, contudo voltado para os interessados no desenvolvimento econômico, que utiliza layout mais simples e organizado com informações de fontes seguras e linguagem formal o que é a regra  para esse tipo de gênero.
  2. E-mail abrangem várias classificações dos tipos de textos, o que diferencia é o conteúdo nele descrito, como uma mensagem de uma empresa endereçada a um cliente que tem linguagem formal, timbre, assinatura e cuidado no alinhamento do texto, já uma conversa entre amigos tem linguagem informal, com possíveis erros de português e utilização de humor.  Esse meio de comunicação ainda é predominantemente de cunho formal tendo em vista que largamente utilizado pelas empresas como meio de comunicação direto.

        A partir dessa reflexão, então, eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos. ​

        O nordestino quando fora de sua região, em virtude da sua comunicação oral é, por vezes, rotulado como ignorante considerando seu vocabulário carregado de dialetos que usa muitas figuras de linguagem tendo como exemplo de representação o personagem Chicó do filme o Auto da Compadecida, que conta histórias na tentativa de explicar suas vitórias que sempre deixam uma dúvida que é respondida com o bordão "Não sei , só sei que foi assim!", o que chama atenção é a variedade de expressões usadas, o que para o preconceitos é tido como falta de vocabulário.

        Acerca dos gêneros linguísticos identificados, verificamos que, no jornalismo, as regionalidades não são muito utilizadas considerando a necessidade de comunicação de larga abrangência, já o e-mail, quando informal, segue o padrão de linguagem da região dos interlocutores, contudo, se for um e-mail formal, é utilizada uma linguagem mais universal, justamente para evitar qualquer preconceito linguístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com