TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação x Informação

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  1.318 Visualizações

Página 1 de 3

COMUNICAÇÃO x INFORMAÇÃO

Trabalho de reposição: resenha do texto 2 - "De qual comunicação estamos falando?" MARTINO,Luiz C.

Curso de graduação em Publicidade e Propaganda, Centro Universitário Estácio de Sá.

Disciplina: Teorias da Comunicação.

Profa. Dra. Lúcia C. Miranda Moreira.

COMUNICAÇÃO x INFORMAÇÃO

Comunicação é relação, é ter algo em comum compartilhado num mesmo objeto de consciência. É um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Comumente, confunde-se "comunicação" e "informação"!

A informação é a mensagem contida, que gera troca! ... pode ou não ser transmitida.

Ao ser transmitida, compartilhada pelo "emissor" ao "receptor", torna-se então comunicação!

A interação entre consciências, codificada sob conhecimento de ambas partes, torna-se: comunicação.

Buscando evidenciar no suporte dos fundamentos científicos, esta interação entre consciências sendo como: "estímulo" e "resposta".

A relação assim identificada, irá por finalidade transmitir e submeter ao outro a mensagem/informação e gerando um processo de troca entre estes, e consequentemente a outros mais assim por diante.

Até que todo conhecimento adquirido, acaba passando de geração a geração (o que acarreta influência direta no patrimônio cultural humano).

Cada época e cada cultura têm suas características e modo de concretizar os processos comunicacionais. E para entender seu comportamento e suas relações, o ser humano precisa elaborar sentido, atentar ao significado do termo com trabalho árduo e delicado, imprescindível para se justificar e definir o termo comunicação.

Comunicar é simular a consciência do outro. Tornar comum um mesmo objeto mental. O sentido que nos interessa da comunicação é justamente essa relação de consciência!

É necessário obter um olhar mais peculiar, e diferenciar o que é comunicação, enquanto conceito(conhecimento) e/ou entendimento(assunto discutido)!

Contudo, quando não tem comunicação, não tem informação, e por outro lado não temos informação quando não há comunicação.

2.DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

A linguagem, definindo-se como "verbal" e "não-verbal", faz com que o ser humano enfrente a tarefa de aprender a linguagem provido de mecanismos perceptivos que funcionam de determinado modo, e com capacidades finitas de atenção e de memória.

Esses sistemas cognitivos irão, no mínimo, influenciar quais partes da estimulação ambiental serão notadas, e podem ser fundamentais para o processo de aprendizagem.

Da mesma forma, a experiência com o mundo social e material fornece as bases iniciais para a interpretação da comunicação que faz uso.

O curso da aquisição da linguagem não é movido apenas de dentro para fora. A estrutura a ser aprendida e a frequência com que várias formas são ouvidas também terão efeitos.

Fica claro que as habilidades de linguagem refletem conhecimentos e capacidades em praticamente todas as áreas.

Surpreendentemente, evidências de pesquisa indicam que é possível acelerar a aprendizagem da linguagem. Podendo facilitar essa aprendizagem com exemplos de linguagem que estão de acordo com os recursos perceptivos, sociais e cognitivos; e também, escolhendo objetivos de aprendizagem que se harmonizam com o curso normal do desenvolvimento.

É necessário obter um olhar mais peculiar, e diferenciar o que é comunicação, que enquanto conceito visa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com