TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAM-FAAM

TAIS DE OLIVEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Laboratório de Rádio

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 SÃO PAULO

2020

PROF. CAL FRANCISCO

COMPARAÇÃO BANDNEWS E 89FM A RÁDIO ROCK 

INTRODUÇÃO

 

O objetivo dessa pesquisa de comparação é evidenciar a evolução do rádio ao passar dos anos e como esse meio se adaptou com a chegada de novas tecnologias, como o Streaming. Para isso foram escolhidas duas emissoras de rádio, Bandnews FM e 89 FM. Pontuaremos suas similaridades e diferenças, como e se adaptaram sua forma de transmissão radiofônica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RÁDIOS

 

BANDNEWS

 

A Rádio Bandnews FM foi fundada em 20 de maio de 2005, faz parte do Grupo Bandeirantes de Comunicação junto com outras duas emissoras de rádio, Band FM e Rádio Bandeirantes.

A Bandnews FM pode ser ouvida na frequência  96.9 MHz. Conta com um perfil informativo, sua programação no rádio opera 24h. Pela manhã escutamos curiosidades, notícias sobre a cidade e sobre o mundo, além dos apresentadores comentarem suas opiniões, dois deles são Eduardo Barão e Sheila Magalhães. Além de informação, a Bandnews FM também transmite jogos de futebol por narração ao vivo. Por fim, aderindo a era dos podcasts a emissora também dispõe desse formato de programa em seu site e nas plataformas de Streaming, como Spotify, evidenciando assim a assimilação de novas plataformas e formatos.

89 FM ‘’A Rádio Rock’’

A Rádio Rock foi fundada em 1985, após seu declínio em 2006, levaram-se 6 anos até retornar a temática rock em 2012. A emissora divide sua programação entre programas de entretenimento, música e informações. O time de locutores conta com nomes como, Andreas Kisser, vocalista da banda de heavy metal Sepultura, que comanda o programa “Pegadas de Andreas Kisser”, Luka, Tatola Godas, o ex jogador de futebol Casagrande, entre outros. Também aderindo a era dos podcasts a Rádio Rock disponibiliza todos os seus programas gravados na aba de podcast em seu site.

 

 

 

 

 

COMPARAÇÃO

SEMELHANÇAS: Ambas as rádios contam com informações ao longo de sua programação. As propagandas também ocupam espaço na grade, entre uma programação e outra. As duas também possuem podcasts em plataformas digitais de streaming, e é possível também escutá-los em seus sites na internet.

DIFERENÇAS: As grandes diferenças entre as duas emissoras é a questão musical e de entretenimento, enquanto a 89 fm tem um perfil mais jovem e informal, com músicas e notícias sobre esse mundo, a Bandnews mantém um perfil formal e mais “adulto”, e transmitindo as notícias de forma clara e objetiva, mas ainda assim contando com opiniões de seus apresentadores.

 

 

HISTÓRIA DO RÁDIO NO BRASIL 

 

Final do séc 19: Embora os registros sejam escassos, os primeiros experimentos radiofônicos foram feitos por um padre brasileiro chamado Landell de Moura. Em 1899 ele teria batido o recorde de transmissão radiofônica com o alcance de 7km em São Paulo.  Com poucos apoio e recursos, Landell abandonou a carreira de inventor e se dedicou somente a carreira religiosa.

 

1919: Em Pernambuco um grupo de amigos fãs de radiotelegrafia, fundam a Rádio Clube de Pernambuco. Pegavam discos emprestados e reproduziam músicas para um receptor. A rádio comemorou seu centenário em 06 de Abril de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (293.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com