TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hipermidia e Cibercultura

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

[Hipermídia e Cibercultura] Relaçõe Públicas Noite

29/10/2013 10 pontos

Nomes: Sheilla Marcia

Responda às questões abaixo de acordo com o texto “Era Transmídia”, de ARNAULT, Rodrigo Dias, disponível no SGA.

Questão 1

Os autores do texto afirmam que “a revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas. Acontece quando a sociedade adota novos comportamentos”. Segundo estes autores a revolução transmídia acontece porque as audiências estão adotando novos comportamentos com o advento da internet e redes sociais online. Que comportamentos são estes?

Esses comportamentos são as interações do usuário com o conteúdo, onde mais do que produzir um conteúdo, ele compartilha, comenta, curte, modifica, criando um ciclo de engajamento. O usuário passa de mero receptor para um produtor e conteúdos.

Questão 2

Ao logo do texto, discute-se o conceito de transmídia como uma nova forma de produção midiática. Defina o que é transmídia?

Transmídia é a utilização de diversas plataformas de mídia (canal do youtube, facebook e um blog, por exemplo) onde há uma conexão entre elas, com o objetivo de alcançar um determinado público e os objetivos do projeto. Esses objetivos podem ser, por exemplo, o lançamento de determinado produto, uma propaganda, posicionamento da marca, etc.

Explique a diferença entre os termos multimídia, crossmídia e transmídia.

Multimídia: segundo os autores, na multimídia "exploram-se as tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos". É a utilização de vários meios de comunicação numa mesma história, com o mesmo conteudo.

Crossmídia: "é a possibilidade de uma campanha, marca ou conteúdo utilizar concomitantemente diferentes tipos de plataformas para vender ou compartilhar alguma coisa ou idéia. Entretanto, não proporciona qualquer conexão entre as partes da história, que são desenroladas em cada um dos canais de distribuição".

Transmídia: "são utilizadas as mais diversas plataformas de mídia, buscando sempre alcançar o público-alvo e os objetivos do projeto", mas diferentemente da crossmídia, deve haver "uma interligação entre todas as plataformas de mídia e que o público interaja em mais de um tipo de mídia de forma sinérgica".

Questão 3

Segundo o entendimento do grupo de autores, quais são os itens que caracterizam um projeto transmídia? Cite-os e explique-os.

- Deve partir de um conteúdo principal envolvente: o conteúdo principal deve ser envolvente, despertando interesse de envolvimento.

- Ser distribuído nas múltiplas plataformas de mídia: além de envolvente, deve ser distribuídos em diversas plataformas mas sempre mantendo um conexão do conteúdo.

- Utilizar o melhor de cada uma delas: deve-se conhecer bem os recursos das plataformas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com