TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Artigo: Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura,

Resenha: Resenha Artigo: Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Resenha  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  2.999 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

Artigo: Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura, por Magda Soares

Neste Artigo a autora relata e explica que a leitura desde o seu surgimento sempre foi um processo de aprendizagem importante na aquisição de conhecimento do ser humano, que atualmente, com a introdução do hipertexto (forma linguística que denomina a grande rede de internet), a leitura se dá por diversos caminhos e não somente aquela trilha única dos textos tradicionais.

Este artigo contém 18 paginas, a autora dividiu o texto em temas para melhor detalhar cada ponto do assunto principal que o Letramento na Cibercultura.

Ela aborda as diversas formas de linguagens tanto na forma tradicional e na cibercultura, ela também explica os benefícios e dificuldades que fazem parte deste processo de aprendizagem nas diversas áreas da educação tanto para crianças quanto para adultos e enfatizando que a cibercultura é um conjunto de técnicas, de praticas, de modos de pensar e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço, um espaço interligado pela conexão na grande rede mundial, mas infelizmente não está ao alcance de todos e por isso é necessário que não desprezemos a forma de ensino tradicional e utilizemos a grande rede de maneira adequada para o melhor aproveitamento dela.

Ao relacionar escrita e leitura na cibercultura, se vê que a prática de leitura e da escrita vem se consolidando no ciberespaço, ou seja, cada vez mais o usuários da grande rede mundial se utiliza da mesma para se apropriar de conhecimento e assim repassá-lo para aqueles que tem o interesse em seu aprendizado.

Este artigo é de vital importância para leitura a aqueles que estão ingressando nas atividades pedagógicas, ou irão ingressar principalmente nas series iniciais, pois seus temas abrangem as importes faces da educação tanto no método tradicional quanto no método novo (por assim dizer) que é por meio da rede mundial de internet.

Magda Becker Soares é Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE - da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação. É autora de diversos livros. E-mail: mbecker.soares@terra.com.br.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com