TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e formação do Direito

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
[pic 1]

UNIDADE UNIVERSITÁRIA SÃO GABRIEL

GRADUAÇÃO EM DIREITO

ISABELA FERREIRA DOS SANTOS

SÃO AGOSTINHO – ESTUDO DIRIGIDO

História e formação do Direito

BELO HORIZONTE

2020

1)Diferencie liberdade de livre arbítrio.

Livre arbítrio é definido como a possibilidade de escolher o bem e o mal, enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio.


2)Todos são capazes de agir de forma livre?

Não. Nem sempre o homem é livre quando põe em uso do livre arbítrio. Depende sempre de como ele usa essa característica, de como ele usa o livre arbítrio. Pois o mal uso do livre arbítrio é uma característica do ignorante, pois o sábio tema condição de bem usar o seu livre arbítrio sendo assim o livre arbítrio torna-se toda a origem do mal, ou seja, torna-se a capacidade do homem fazer o que é errado.


3)Diferencie cidade de Deus de Cidade dos homens.

A ideia de cidade de Deus contrapõe a cidade dos homens, como expressão de um lugar comandado por incapazes de por si mesmos conhecerem e realizarem o que efetivamente é justo. A cidade dos homens tem como elemento central a noção de política, de polis.


4)A cidade dos homens pode ser justa?

Para que a cidade dos homens seja justa Santo Agostinho propõe que a cidade de Deus deve guiar a cidade dos homens. Que a igreja deve direcionar a política do Estado, pois apenas e tão somente dessa forma a cidade dos homens ou também o Estado terá condições de ser plenamente justo.


5)Qual a função do dogma?

A função do dogma é a aceitação por mera via de autoridade, sem questioná-los quando há ausência de capacidade de entender aquilo que é melhor para alguém. Mesmo havendo dialogo certamente não poderá usar toda verdade pois não entenderia


6)Qual o ofício do sábio?

A condição de incapacidade do outro faz com que o virtuoso tenha de se governar. É um autoritarismo que visa o bem do outro. Cabe a pessoa sábia de governar a vida do outro para realizar o bem para o outro.


7)Todos são capazes de interpretar corretamente os textos sagrados?

Não. Os chamados “ignorantes” certamente não seriam capazes de interpretar corretamente os textos sagrados, pois não entenderiam plenamente nada do que leu.


8)Qual a estrutura política defendida como a mais correta para Santo Agostinho?

A teocracia, sistema de governo em que o poder político se encontra fundamentado no poder religioso.  Nesse sentido pode-se identificar que em seu pensamento uma tendência a aceitação de uma espiritualização do poder temporão. Essa corresponde a intervenção dos chefes espirituais sobre o destino do povo. Com isso não se quer dizer senão que o poder político deve estar subordinado ao poder divino, ou seja, deve estar de acordo com o poder divino interpretado pelo seu legítimo representante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com