TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPERSAL

Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPERSAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO 4

2.1 FERRAMENTA DE GESTÃO 4

3 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 5

4 IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA ........................................6

5 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7

6 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A comunicação é indispensável na vida do ser humano, e conseqüentemente na administração de uma empresa. Nos dias atuais com um número cada vez maior de meios de comunicações disponíveis, com a globalização da economia, o acirramento da concorrência e a necessidade de trabalhar com diversos públicos exigem-se dos profissionais da área não apenas conhecimentos e habilidades nas praticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios. O profissional de comunicação empresarial deve ser um gestor capaz de planejar, estrategicamente, o processo de comunicação da empresa.

Com isso percebemos que a comunicação é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento e crescimento de qualquer organização. Uma comunicação eficaz traz resultados que podem ser medidos no faturamento da empresa e na conquista de sua clientela.

Portanto a seguir falaremos sobre os processos de comunicação adotados pelas organizações e sua importância.

2 PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO REALIZADOS

Primeiramente foi realizada uma auditoria interna a pedido da diretoria da empresa, constataram-se algumas falhas no setor de comunicação. Após identificá-las foram elaboradas medidas corretivas para essas falhas. Inicialmente a comunicação era transmitida por várias pessoas, o que tornava a mensagem confusa para os principais interessados. Foi necessária uma melhoria para satisfação e qualidade da empresa. Organizaram um programa de treinamento com os funcionários envolvidos e foi decidido unificar os textos, de forma não paralela para que todos recebam a mensagem com clareza. A Braskem mantém uma interação estreita entre seus funcionários, coletando vários pontos de vista, buscando unificar o discurso, escolhendo o mais importante a ser abordado antes de publicá-los em sua revista informativa. Sua meta é voltada para todas as frentes e busca criar valores a partir da eficiência, da sustentabilidade e inovação.

2.1 FERRAMENTA DE GESTÃO

No mundo empresarial as atividades desempenhadas envolvem diversos procedimentos executados diariamente, independente do seu tamanho ou segmento de atuação todas as organizações precisam de normas para exercer esses processos, fazendo com que tudo saia conforme o padrão estabelecido por ela e satisfazendo o cliente. Uma boa ferramenta de gestão para ser utilizada na formalização de tais procedimentos e mudanças é o POP – Procedimento Operacional Padrão, ele descreve detalhadamente todas as operações necessárias para a realização de uma determinada atividade, funcionando como roteiro desta realização. Fornece uma descrição clara e objetiva de como realizar as atividades. Todos os funcionários devem saber o que aconteceu no turno anterior e vice e versa, para que todos tenham conhecimento dos procedimentos e mudanças que ocorreram nas atividades. Assim cumprirão sempre o que for estabelecido pela empresa, fazendo com que os processos funcionem corretamente, atingindo suas metas e obtendo sucesso nos negócios.

3 IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

A comunicação é fundamental para o processamento das funções administrativas internas e do relacionamento das organizações com o meio externo para uma empresa. As relações interpessoais desenvolvem-se no processo de interação entre os indivíduos. O estabelecimento do contato entre diferentes indivíduos integrantes do ambiente empresarial influi diretamente no direcionamento das ações da organização onde bons relacionamentos geram bons resultados.

Os clientes internos podem ver através da comunicação uma ferramenta para a obtenção de informações sobre tudo aquilo que pode afetar seu posicionamento dentro da instituição; já os clientes externos têm na comunicação um meio de valorização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com