TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA ÁREA FARMACÊUTICA

Por:   •  27/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA ÁREA FARMACÊUTICA

Disciplina: Estatística

Professor: Francisco Nagoshi

Alunas: Julianna Cristina Campos Machado e Vitória Natália Cardoso Ferreira

Curso: Farmácia

Luziânia-GO

Resumo

 O artigo presente busca conhecer a Estatística na profissão da Farmácia, e como esses conhecimentos são necessários no processo formativo desses profissionais.

O objetivo geral desse artigo é desenvolver uma pesquisa apresentando qual a importância da Estatística na área da Farmácia.  A necessidade do uso da Bioestatística, análises de dados podemos afirmar que muitos saberes e cálculos estatísticos estão presente na prática da Farmácia.

 Destacam-se as ações de cuidado, auxilio na compreensão de doenças, tomada de decisões, testes, tratamento.

Introdução

  A estatística é um ramo da matemática que possui métodos apropriados para a coleta, a apresentação, a análise e a interpretação de dados de observação. De modo bem resumido, a estatística segue a sequência de:

—Planejar, auxiliar na escolha das situações experimentais e da quantidade de

Indivíduos necessários a serem examinados.

—Organizar, classificar, analisar, descrever as informações em tabelas gráficos

Organizar, classificar, analisar, descrever as informações em tabelas gráfico e outros recursos visuais.

Trabalhar as informações estabelecendo hipóteses e elaborando conclusões.

—Trabalhar as informações estabelecendo hipóteses e elaborando conclusões.

   Podemos aplicar a estatística em diversas áreas do conhecimento. Uma delas é a área da saúde, onde a chamamos de bioestatística, considera-se a bioestatística a aplicação dos métodos estatísticos 8 soluções de problemas biológicos.  

 

      A Bioestatística passou   a   ser   uma   ferramenta   essencial   na   produção   e disseminação   do   conhecimento. Deste modo, estudos   clínicos, farmacêuticos, biológicos, bioquímicos, biomédicos, veterinários, entre outros, foram beneficiados pela credibilidade a eles através de dados bioestatísticos, que possuem uma grande importância atribuída 8 sua aplicação, uma vez que, a maioria das hipóteses científicas, independentemente da área, precisam passar por um estudo bioestatístico para serem aceitas ou rejeitadas.

Psicologia: analisar e dar um parecer sobre métodos experimentais, evolução

Aplicabilidade da Bioestatística no ramo farmacêutico.

   O ramo de atuação farmacêutica possui diversas vertentes. O Conselho Federal

De Farmácia credencia o farmacêutico a atuar em mais de 70 atividades, e apesar

de quase todas estas atividades em alguma circunstância necessitar do uso da bioestatística, iremos neste momento correlacioná-la com a produção de fármacos, pois esta atividade em especial necessita de dados mais substâncias, e confiáveis.

     A utilização da bioestatística se faz necessária desde a fase de definição do produto até a produção final. Inicialmente, em laboratório, pesquisadores, químicos e farmacêuticos definem o fármaco a entrar em fase teste para que se defina se sua produção é possível e garanta sua eficácia e segurança, isso gera uma demanda enorme de pesquisas e teste laboratoriais.

   Todas essas pesquisas e teste precisam ser documentados e analisados, levando

em consideração parâmetros biológicos, respostas positivas ou negativas do organismo que foi exposto ao fármaco, dosagens/massa corporal, testes de índices terapêuticos para definir o limiar entre a fase tóxica e terapêutica da substância, determinação do teor entre produtos e excipientes, calcular percentual da amostra para teste in vivo, calcular resultados entre uso do placebo/fármaco, entre outros. E todas essas etapas necessitam de cálculos estatísticos para determinar a sua confiabilidade e segurança dos resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com