TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA E VERBAL

Por:   •  19/11/2018  •  Ensaio  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 4

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA[pic 1][pic 2]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

TURMA SC 02 / 3

Anteprojeto de Pesquisa

Nome do Cursista: SIMONE MAROS RIBEIRO

Pólo: FLORIANÓPOLIS

  1. TEMA

A IMPORTÂNCIA DO RÁDIO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA E VERBAL.

  1. JUSTIFICATIVA

O processo de comunicação presente no ambiente escolar perpassa todos os agentes do processo educativo. Acredito que a radio seja uma das formas mais eficazes de potencializar a comunicação no espaço educativo, desenvolvendo assim a linguagem escrita e verbal.

  1. PROBLEMA

COMO A RÁDIO ESCOLA PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA E FALADA?

  1. OBJETIVOS

        

4.1. Objetivo Geral

        

INVESTIGAR COMO A IMPLANTAÇÃO DA RÁDIO ESCOLA PODE CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCREVER E FALAR(COMUNICAR-SE).

        

4.2. Objetivos Específicos

-despertar o interresse de alunos e professores pela radio escola;

-pesquisar instrumentos necessários para montar uma rádio;

-fazer orçamento do material necessário;

-desenvolver eventos para angariar fundos p/ aquisição;

-visitar uma rádio para conhecer seu funcionamento;

-escolher, através de concurso, o nome da rádio;

-montar blog;

-selecionar equipes responsáveis pela radio;

-definir principais pautas dos programas;

-gravar programas de 15 min. de duração;

-investigar as possíveis mudanças ocorridas na processo de comunicação da escola;

-convidar a comunidade p/ conhecer o trabalho.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  A oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos humanos. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente.

O futuro do pensamento na era da informática faz distinção entre a oralidade primária, onde a palavra, por ser o único canal de informação, é responsável pela gestão da memória social; e a oralidade secundária em que a palavra falada tem uma função complementar à da escrita (e logo à dos meios eletrônicos), sendo utilizada na comunicação cotidiana entre as pessoas.

A comunicação é um processo de transmissão de pensamentos, opiniões ou informações, através da qual, pessoas afetam, controlam e influenciam umas às outras. A comunicação é um fato social, um processo de aquisição de identidade social específica integradora e transmissora de aspectos culturais.

É necessário lembrar que a leitura em voz alta de textos escritos não constitui uma expressão de modalidade oral. Ao participar de um debate, contar uma historia com suas próprias palavras, fazer uma exposição oral ou criar um roteiro para um programa radiofônico ao vivo, onde o ato da fala ocorre unicamente no tempo presente e aquele instante é único, não dá para ser repetido.

A rádio escolar possibilita a utilização do recurso da mídia rádio no desenvolvimento de projetos pedagógicos educativos dentro dos espaços escolares. Os alunos e professores passam da condição de consumidores, para a categoria de produtores de mídia, através da ação de criar programas de rádio, permitindo assim que os estudantes e professores exercitem um olhar crítico em relação aos conteúdos veiculados pelas diversas mídias.

A idéia expressa aqui é que esses estudantes e professores façam uso da rádio não só para criar momentos de entretenimento e lazer, tocando músicas ou dizendo recadinhos aos colegas. A rádio na escola deve ir, além disso, construindo propostas de cidadania, que discutam questões como sexualidade, saúde, meio ambiente, discriminação e preconceito, entre outras.

        

6. METODOLOGIA

        

        O projeto será implantado na Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, coordenado por mim, em parceria com a equipe gestora e professores da escola.

        O foco de estudo serão os alunos matriculados de ensino fundamental e médio. Pretende-se que a rádio seja administrada pelos professores e alunos do ensino médio, porém disponibilizando espaços para a participação dos demais alunos da escola na programação.

Primeiramente apresentarei, ao corpo docente e direção da Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, a proposta de desenvolver uma rádio escola.

Decidiremos o tipo de configuração mais viável para montar a rádio, analisando custo e beneficio de cada uma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com