TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DATECNOLOGIA NA ARQUIVOLOGIA

Por:   •  4/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA

AUGUSTO WELLINGTON SANTOS DE ARAÚJO

A INFLUÊNCIA DATECNOLOGIA NA ARQUIVOLOGIA:

O arquivista no cenário da Sociedade da Informação

João Pessoa

2017

AUGUSTO WELLINGTON SANTOS DE ARAÚJO

A INFLUÊNCIA DATECNOLOGIA NA ARQUIVOLOGIA:

O arquivista no cenário da Sociedade da Informação

Projeto de pesquisa apresentado para a avaliação da disciplina Metodologia do Trabalho Científico referente ao curso de Arquivologia, ministrado e sob a orientação da Professora Ana Claudia Cruz Córdula.

João Pessoa

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 PERGUNTA-PROBLEMA        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 OBJETIVOS        7

4.1 OBJETIVO GERAL        7

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

5 REFERENCIAL TEÓRICO        8

5.1 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO        8

5.2 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO        9

5.2.1 A Influência das tecnologias da informação        9

7 CRONOGRAMA        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

Com o aumento da dependência tecnológica, é impossível não notar o crescimento do uso de facilitadores tecnológicos, como computadores, celulares, smartphones e suas funções importantíssimas, como aplicativos e programas que são possíveis ter em tais aparatos. Hoje, da emissão de um passaporte à declaração de Imposto de Renda, praticamente todas as nossas atividades podem passar por um meio digital, seja diretamente ou não.

Logo, no mercado de trabalho e no mundo acadêmico, nota-se que há também essa dependência, que aparenta ser totalmente necessária.

De acordo com Nunes (1996), a autora afirma que:

Em função do enorme avanço recentemente em curso nas áreas de Informática e de Telecomunicações, o arquivista precisa permanentemente se reciclar, familiarizando-se com as novas tecnologias da informação, se atualizando, não só saber manipular adequadamente a nova aparelhagem eletrônica, como para utilizar convenientemente os diversos softwares disponíveis no mercado e se tornar capaz de usar sua criatividade combinando os recursos existentes para fazer frente às novas necessidades, sempre crescentes e cada vez mais diversificadas, dos usuários de arquivos, bibliotecas e museus em busca de uma informação verídica, seletiva, atualizada e de boa qualidade.


O arquivista agora enfrenta, como primeiro problema, o fato de que precisa manejar simultaneamente informações registradas em forma analógica e digital. Depara-se com a necessidade de gerir distintos tipos de armazenamento, adaptados à natureza dos diferentes suportes analógicos - papel, disco fonográfico, fotografias, microfilmes, filmes, fitas cassete, vídeos - e digitais - fitas e discos magnéticos, CDs.

Com base nessas afirmações, um arquivista é altamente dependente dessas tecnologias, pois o surgimento da expressão "tecnologia da informação" é algo recente, essa expressão só se desenvolveu a partir do crescente desenvolvimento da computação e da telecomunicação.

E essa crescente só explicita o quanto o arquivista tem que se atualizar e se reciclar com toda essa demanda de documentos digitais e lidar com cada vez mais o surgimento de novos recursos para o processamento, para recuperação e disseminação da informação contida em todos os objetos de trabalho do arquivista.

2 PERGUNTA-PROBLEMA

Sob o olhar do paradigma da Sociedade da Informação, até que ponto a tecnologia ajuda nas funções de um arquivista no mercado de trabalho, na vida acadêmica e na área de pesquisa, e o quanto a tecnologia tem influência sobre esse tipo de profissional?

3 JUSTIFICATIVA

A discussão sobre a temática é imprescindível para o desenvolvimento da mesma. A tecnologia é um tema referente a praticamente todas as áreas de estudo e não é diferente na Arquivologia, pois o arquivista tem que se adequar ao seu frenético avanço e desenvolvimento.

Em quanto ao estudo do assunto determinado, ao analisar o quão é importante a tecnologia na sociedade atual, nota-se que surgem diversos questionamentos que talvez não sejam discutidos adequadamente. Vale salientar o que Welthern (2000, p. 75) afirma:

A satisfação com tais avanços, no entanto, não deveimpedir-nos de identificar áreas de preocupação com adireção e o ritmo da mudança. A sociedade vem observandocom atenção a evolução histórica do novo paradigma dainformação e externando, em cada etapa dessedesenvolvimento, suas preocupações reais ou infundadascom as implicações sociais das novas tecnologias. Independentemente de aceitarmos ou não a concepção da“neutralidade” ou “ambivalência” da tecnologia, não se podeignorar as questões éticas relacionadas a ela.

Logo, este trabalho teria o intuito de agregar na discussão sobre a função do arquivista perante a sociedade atual, também conhecida como a Sociedade da Informação, e discutir os pontos positivos e negativos nas suas respectivas funções perante a tecnologia sob sua total influência, tanto no mercado de trabalho, quanto na área de pesquisa ou acadêmica. Pois não vale discutir somente lados positivos de um tema, a tecnologia tem sim a sua maravilhosa importância e seu lado bonito e agradável aos olhos, mas esconde toda uma série de pontos preocupantes que não podem ser deixados de lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (235 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com