TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LINGUÁ PORTUGUESA AGRADECE

Por:   •  4/4/2017  •  Artigo  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

A Língua portuguesa agradece

Se por um lado a tecnologia trouxe inúmeros benefícios, por outro, trouxe alguns prejuízos, principalmente em relação a Língua Portuguesa.

A começar pelo “Control C, Control V ”. Há pouco mais de duas décadas, era necessário ler livros e livros para compor uma pesquisa; hoje crianças e jovens tem à disposição uma biblioteca gigantesca na internet, que possibilita que sejam tirados retalhos de textos para fazer um trabalho em que a leitura e aprofundamento ficam perdidos na facilidade da ferramenta. .

O resultado é um colapso nas flexões, concordâncias, pontuação, conjugação, colocação de pronomes.

Mas não adianta reclamar, a era digital está aí e veio pra ficar.

Afinal, nós também aproveitamos todas as suas vantagens, não é?

Então o jeito é resgatar o interesse destes alunos usando artifícios bem criativos e motivadores.

Assim a sugestão é promover atividades que tenham como principal objetivo aproximar os interesses dos jovens com o ensino da Língua Portuguesa.

São técnicas  que desenvolvem o senso de equipe, a  responsabilidade com o grupo,  que estimulam a iniciativa, melhoram a autoestima, favorecem a inclusão, aprimoram  as capacidades cognitivas, além de trabalhar significativamente com a gramática e interpretação de textos.

Veja as possibilidades  

Música

A música e seus ídolos são importantes referências para os jovens. Influenciam no modo de agir, pensar, vestir e a turma que vai pertencer.

Rap, house, reggae, pop, rock, romântica, sertaneja; tem gêneros para todos os gostos. O professor pode aproveitar este estímulo para refletir sobre a mensagem da letra,  explorar a visão e interpretação do texto pelos alunos,  além de  trabalhar a gramática de forma contextualizada.

Publicitários

O Professor elege um tema (exemplo: consumo consciente, cidadania, liberdade de expressão, combate à violência, etc.) e junto com seus alunos promove uma campanha publicitária. Vários aspectos da disciplina podem ser trabalhados no desenvolvimento da marca, do gingle, do slogan, dos textos dos cartazes e áudio visuais.

 Esta atividade promove a criação de textos, desenvolve o senso crítico, exercita a criatividade e o senso estético.

Criação de um jornal escolar

Em se tratando do ambiente escolar, o jornal é um excelente meio de comunicação, integração e socialização. É o canal perfeito para a livre expressão de alunos, de professores e da comunidade.

Estimula a capacidade de ler e redigir, trabalha a noção de síntese, amplia o vocabulário, desenvolve o senso crítico. reforça a ortografia e construção de textos,

Peça teatral no processo educativo

A peça teatral é uma atividade muito divertida que envolve tanto alunos quanto o professor. O teatro pode abordar textos referentes às disciplinas do currículo escolar, ou  importantes obras literárias ou mesmo roteiros criados pelos alunos.

Desenvolve a memória, melhora o vocabulário, desenvolve a expressão verbal e a habilidade de interpretar textos.

Livros comunitários.

Estimulada pelo professor, a classe escolhe um tema e cada aluno faz uma redação sobre ele. Depois os alunos ilustram com fotos, desenhos ou colagem  e enviam uma foto 3X4 para que irá ao final da página. As redações ilustradas são copiadas, encadernadas e enviadas para a biblioteca da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (950.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com