TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LÍNGUA PARA ALÉM DA ORTOGRAFIA

Por:   •  26/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

YURY RODRIGUES SHELKOVSKY

A LÍNGUA PARA ALÉM DA ORTOGRAFIA

Ibiúna

2018


YURY RODRIGUES SHELKOVSKY

A LÍNGUA PARA ALÉM DA ORTOGRAFIA

Trabalho desenvolvido para a disciplina de Produção de texto, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do estado de São Paulo

Ibiúna

2018


RESUMO

A língua esteve presente no dia a dia do ser humano desde muito tempo atrás, e se difere do contexto linguagem, esta que por sua vez, nos faz decodificar línguas e sinais externos do mundo como gestos, formas de expressão da arte, etc. No entanto, apenas o conhecimento da língua não é o bastante para interpretar o mundo, mas dependendo da forma a qual este conhecimento é aplicado podemos nos enquadrar no contexto de letramento que constitui em aplicar o seu conhecimento na língua para os diversos fins na sociedades complementando-a ao seu cotidiano e se adequando aos diversos grupos sociais existentes conseguindo até mesmo criar suas próprias variações linguísticas.

Palavras-Chave: “Língua”; “Linguagem”; “Letramento”; “Variações Linguísticas”.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1      LÍNGUA        5

1.1     GRAMATICA        5

1.2     ANALFABETISMO FUNCIONAL        5

1.3     LETRAMENTO        5

1.4      EXEMPLOS DE ALGUMAS FUNÇÕES DA LÍNGUA        6

1.4.1      FUNÇÃO CONATIVA        6

1.4.2      FUNÇÃO EMOTIVA        6

1.5      LÍNGUA PORTUGUESA OU LINGUA BRASILEIRA        6

2      LINGUAGEM E CONCEPÇÃO DIALÓGICA        7

2.1     LINGUAGEM SONORA E LINGUAGEM VERBAL        7

REFERENCIAS        8



  1. INTRODUÇÃO

A seguinte Monografia se propõe a explicar como a língua pode ser aplicada além do contexto ortográfico, podendo ser usada como forma de expressão através de suas diversas funções, e também como uma língua pode evoluir de forma a apresentar diversas variações através dos meios sociais e culturais na qual ela se insere.


  1. LÍNGUA

A língua é um dos diversos instrumentos que constitui a comunicação, ela, por sua vez, é composta por diversas regras gramaticais que possibilitam à alguns grupos a comunicação, aqueles que utilizam esta língua são considerados falantes, por exemplo, “Falantes da língua portuguesa”.

  1. GRAMATICA

A gramática consiste em diversas normas que servem para auxiliar e regular o uso da língua, assim formulando estruturas de palavras e textos, regrando a maneira correta de concordância verbal e seus termos, assim como as diversas técnicas de escrita.

  1. ANALFABETISMO FUNCIONAL

Desde cedo somos ensinados das regras e características de nossa língua, porém, não basta isso para termos completo entendimento de mundo, a língua, quando não aprofundada e ou aplicada, cria os chamados “analfabetos funcionais”, são estas pessoas que por muitas vezes aprenderam somente o básico das características da língua e em consequência não conseguem utilizar da mesma num contexto social, por exemplo, para se expressar.

  1. LETRAMENTO

A língua, quando estudada e aplicada, pode ser expandida não só para as funções de escrita e leitura, mas também para a maneira a qual se interage com o mundo. O conceito de letramento visa aplicar os conhecimentos da língua na vida do próprio indivíduo, seja redigindo um poema ou usando do seu conhecimento para debater ou até mesmo formar sua própria opinião.

  1. EXEMPLOS DE ALGUMAS FUNÇÕES DA LÍNGUA

A língua, quando bem aplicada na sociedade, pode incorporar diversas funções que diferem na maneira a qual interpretamos algo, como por exemplo, as funções conativas e as funções emotivas.

  1. FUNÇÃO CONATIVA

A função conativa tem por característica principal a tentativa de convencer o leitor e se caracteriza pelo uso de diversos verbos no imperativo e vocativos, assim como utilizar a segunda ou terceira pessoa do singular ou plural para conseguir atingir tal persuasão. Essa função também é geralmente usada no meio publicitário para conseguir persuadir o cliente para comprar o seu produto, abaixo está um exemplo de frase fazendo uso da função conativa:

  • “FISK, Todo mundo fala bem” (Frase de uma campanha publicitária FISK)

  1. FUNÇÃO EMOTIVA

A função emotiva, como diz o próprio nome, busca transparecer suas emoções por meio do uso da primeira pessoa, nos mostrando o ponto de vista daquele quem vos fala, assim como faz um grande uso da pontuação para deixar transmitir a subjetividade presente na mensagem e reforçar a sua função emotiva. Segue abaixo um exemplo do uso da função emotiva:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com