TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Miopia em Marketing

Por:   •  1/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

André felipe xavier

20171113

ANÁLISE ESTÉTICA

Resumo do texto apresentado a matéria de C605E - COMUNICAÇÃO E DESIGN, Curso de Publicidade e Propaganda, Faculdade Facha Botafogo -

RIO DE JANEIRO - 2020

1- Para Barthes existem 2 tipos de relação: fixação e relais- e o entendimento da fotografia em 3 tipos de significação: a mensagem verbal, denotativa e conotativa. Se estendendo todo contínuo da imagem e é desprovida de código.

2- Para Barthes, a fotografia é uma estrutura que não se isola devido a sua comunicação com o texto, suportando a totalidade da informação. Sendo assim, mensagem fotográfica é a junção da fonte emissora, canal de transmissão e o meio receptor, formando complexo de mensagens concorrentes cujo o centro é a fotografia.

3- A realidade literal ele explica sobre o processo de criação de uma imagem fotográfica, onde se ocorre a alteração na proporção e na cor dos objetos e na perspectiva da cena captada. A imagem é considerada não igual a realidade, mas sim uma analogia perfeita, afirmando uma mensagem sem código.

4- Trucagem é um dos processos de conotação da imagem. Um truque fotográfico caracterizado por intervir, sem prevenir no próprio interior do plano de denotação, utilizando credibilidade inerente a fotografia que consiste em seu excepcional poder de denotação para expor como uma imagem denotada é fortemente conotada.

5- Para Barthes a primeira vista todas mensagens são sem códigos, pois são todas uma analogia da realidade, porém ele declara que a divisão apresentada em seu método é apenas operatória, alegando que a diferença entre as duas mensagens, denotativa e conotativa, é um recurso do analista. Essa concepção acaba por enfatizar uma subdivisão da imagem. Fazendo com que elas não sejam compreendidas como estanques, mas sim devem ser vistas como instâncias integradas e responsáveis pela produção de um sentido global.

6- Ultrapassar a pequena descrição dos elementos denotativos é um grande desafio para representar a temática de imagens. A estratégia de Barthes é usar a Trucagem, devido a intervenção na denotação, tornando um sentido diferente do real, associando de modo artificia duas imagens em uma.

 

7- O fotógrafo antes de ler a imagem, lê a realidade, inventa um novo significado, projetando retroativamente na imagem, a ponto de parecer denotado. Sempre sensibilizando o seu olhar, lendo outros registros fotográficos.

8- Polissemia, segundo Barthes, a imagem é relevada por três mensagens, dentre elas a simbólica, trabalhando o campo da conotação, fazendo com que o ponto da metodologia Barthesiana para uma retórica da imagem, encontra-se no sistema onde adota os signos de outros sistemas. Afirmando que a imagem literal é denotada e a simbólica, conotada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (298.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com