TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Opinião Como Direito Humano: A Experiência da Ouvidoria da EBC

Por:   •  13/6/2017  •  Artigo  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

A opinião como direito humano: a experiência da Ouvidoria da EBC

 

Introdução

        É muito comum ouvir falar na comunicação como direito humano, mas a comunicação já é um direito básico e, em sua cotidinidade, está não só garantida como é inalienável. Aliás, tudo no mundo é passível de comunicar. Agora, estar nos meios de comunicação, falar nos meios de comunicação ou mesmo opinar sobre os conteúdos ofertados nos meios de comunicação é uma discussão de outra natureza. O artigo que segue tem como objetivo mostrar, a partir da experiênca da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação - EBC, o papel das ouvidorias como instituições de fomento ao acesso e reverberaçao da opinião, garantindo espaço público à voz dissonante, que busca o diferente, que critica, que elogia.

        Nossa hipótese é a de que principalmente por meio da opinião, a comunicação, vista aqui como processo midiático, se transforma no pretendido exercício de cidadania. Neste sentido, as ouvidorias devem trabalhar para transformar o direito de falar em opinião qualificada, naquilo que chamamos de direito humano. É aqui, no nosso entendimento, que as ouvidorias cumprem sua função: de acesso à opinião, sem a qual o que temos e a ilusão de um grande consenso.

        O referencial teórico básico utilizado para o desenvolvimento deste artigo é o dos estudos da linguagem, principalmente a partir dos escritos sobre polifonia e dialogismo do pensador russo Mikhail Bakhtin (2011). As categorias teoricoanalíticas disponibilizadas pelo autor permitem perceber o processo comunicativo, mesmo que circunscrito ao âmbito midiático, como construido interubjetivamente, explicitando assim o lugar constitutivo do outro, e portanto de sua opinião, nas narrativas midiáticas.  

        Os escritos pragmatistas, os quais observam a comunicação como um processo eminentemente interativo, também serão utilizados como referencial teórico para o embasamento da proposta que segue.

Como a Ouvidoria da EBC valoriza e estimula a opinião

        Pelo atendimento tradicional. Mas é um atendimento que valoriza toda e qualquer demanda como sendo um embrião de uma futura opinião qualificada que poderá vir a contribuir para promoção de cidadania, tendo a comunicação pública como plataforma. A orientação de atendimento para toda e qualquer manifestação, da mais tola a mais complexa, é um atendimento respeitoso e dialógico, como parte fundamental do esforço para aprimorar a participação opinativa.

Gráficos ( inserir)

        Esse atendimento é que vai gerar credibilidade e adesão à comunicação pública, porque procura dialogar com os mais diferentes atores envolvidos no processo de produção e recepção de conteúdos. Por isso, a ouvidoria responde aos cidadãos pelo mesmo meio que nos enviam suas correspondências.

Ex: 1 manifestações vindas pelo correio tradicional

Ex: O oficio da Reitora da Universidade de Recife

        Opinar nos meios de comunicação não é difícil. Os cidadãos não tem hábito de opinar sobre os meios de comunicação. É mais fácil ele reclamar da falta de atendimento ou mau atendimento num posto de saúde, do que reclamar sobre conteúdos ofertados nos meios de comunicação.

Os números apresentados no slide anterior, embora demonstrem um crescimento significativo de demandas, ainda são baixos se comparados ao número de demandas recebidas pelo INSS, por exemplo. O que demonstra que o cidadão não vê ainda relevância em veiculos de comunicação como importantes para as suas vidas.

        Por isso procuramos provocar a opinião sobre os mais diversos temas de interesse público, nos diversos programas da ouvidori, com objetivo de estimular à formação da opinião e contribuir para formação da consciência crítica do cidadão. A opinião crítica do cidadão sobre produtos comunicacionais e a importância deles para a vida em sociedade ainda está se construindo, assim como a comunicação pelo sistema público de comunicação.

        Portanto, a sinergia entre o trabalho da Ouvidoria e o trabalho da EBC está na missão de contribuir para a formação critica do cidadão. A formação crítica é a base fundamental para que o cidadão tenha opinião e possa dialogar em pé de igualdade. Essa opinião nem sempre será consensual. É isso que vai gerar a opinião qualificada.         

        A Ouvidoria é a porta de entrada, por onde chega o resultado deste esforço. A missão da EBC e o papel da ouvidoria nesse contexto é afirmar que o público, mesmo sem uma opinião mais consistente, é o termômetro, o parâmetro e a bússola a nos guiar nesse caminho novo.

Gráfico ( inserir)

Experiência da Ouvidoria da EBC

        O gráfico procura demonstrar o papel de mediação que a Ouvidoria tem desempenhado no contexto da comunicação pública- mediadora da opinião dos cidadãos usuários dos veículos públicos com as áreas responsaveis pela produção de conteúdos. Reforça ainda o dever da Ouvidoria, garantido por Lei, de emitir opinião crítica sobre os produtos.

Trechos da Lei Gráfico 2

        O gráfico indica que o tráfego da reflexão que gera a opinião. Como podemos perceber,  o trânsito das análises e opiniões e de como as demandas são recebidas pelas áreas, especialmente as reclamações demonstram que todos nós temos dificuldades de receber criticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com