TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARÁFRASE

Por:   •  22/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  3.839 Visualizações

Página 1 de 3

1) Leia o fragmento de texto que segue:

Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. Em termos puramente monetários, eles custam mais do que um carro luxuoso do ano, uma volta ao mundo em um cruzeiro ou até mesmo uma mansão. Pior ainda, o custo total tende a crescer com o tempo, e seu volume não pode ser fixado de antemão nem estimado com alto grau de certeza. Num mundo que não oferece mais planos de carreira e empregos estáveis, assinar um contrato de hipoteca com prestações de valor desconhecido, a serem pagas por um tempo indefinido, significa, para pessoas que saem de um projeto para outro e ganham a vida nessas mudanças, expor-se a um nível de risco atipicamente elevado e a uma fonte prolífica de ansiedade e medo. É provável que se pense duas vezes antes de assinar, e que, quanto mais se pense, mais se tornem óbvios os riscos envolvidos. [...]Ter filhos Ter filhos significa avaliar o bem-estar de outro ser, mais fraco e dependente, em relação ao nosso próprio conforto. A autonomia de nossas preferências tende a ser comprometida, e continuamente: ano após ano, dia após dia. A pessoa pode tornar-se [...] "dependente". Ter filhos pode significar a necessidade de diminuir as ambições pessoais, "sacrificar uma carreira", como pessoas submetidas à avaliação de seu desempenho profissional olham soslaio em busca de algum sinal de lealdade dividida. [...] (BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos.

Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. p. 60-61).

2) Redija um parágrafo parafraseado que sintetiza/resume as ideias contidas nele, ou seja, você precisa escrever o mesmo o que foi escrito pelo autor nesse fragmento de texto, mas com suas próprias palavras.

3) Sua paráfrase deve ser redigida em um parágrafo único, com até 10 linhas. NÃO ultrapasse esse limite!

4) Respeite as ideias expostas pelo autor nesse fragmento de texto, ou seja, é preciso ser fiel às ideias que estão no texto. NÃO insira em seu parágrafo parafraseado nenhuma ideia extra ou de outros autores que abordem o mesmo assunto.

5) Siga os moldes de formatação do arquivo-base. Peça ao seu tutor para enviá-lo.

6) Poste o arquivo (em .doc ou em .pdf) na aba Portfólio.

Parágrafo Parafraseado:

Ter filhos hoje em dia significa assumir uma enorme dívida de longo prazo; pois criar os mesmos chega a ser muito mais caro do que manter – se em uma vida luxuosa; e o detalhe é que não podemos prevê qual será o seu gasto real, sabemos que a tendência é crescer cada dia mais. Infelizmente vivemos em um mundo onde não temos mais estabilidade financeira e é extremamente ariscado assumir uma responsabilidade com algo que nunca se viu, é como comprar algo e pagar um valor que não é exato e por um tempo que é incerto; é sujeitar-se de mais. Ter filhos é privar-se de muita coisa para buscar o bem estar do outro, muitas vezes é necessários abandonar até mesmo os seus sonhos e a busca pelo crescimento profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com