TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PUBLICIDADE ENGANOSA

Por:   •  16/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 11

são paulo

2019

júlia ramos de oliveira

OS MALES DA PUBLICIDADE TENDENCIOSA

Projeto apresentado ao Curso de Publicidade e Propaganda da Instituição Anhanguera-Campus Marte

Orientador: Geni Querino

São Paulo

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 1

1.1 O PROBLEMA......................................................................................................1

2 OBJETIVOS............................................................................................................1

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO....................................................................1

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS..........................................1

3 JUSTIFICATIVA......................................................................................................1

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...........................................................................7

5. METODOLOGIA ....................................................................................................2

6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO......................................................1

1.INTRODUÇÃO

A Publicidade enganosa é encontrada em diversas plataformas de comunicação, tanto em mídias online (facebook, instagram, sites de compras e muitos outros diferenciados) quanto em mídias offline (revistas, panfletos, radio, televisão etc).

Nos dias atuais a publicidade está relacionada em praticamente tudo, desde em compras mais simples como; roupas, sapatos, alimentos á uma compra de grande porte como; uma casa, design dessa casa, decoração entre outras coisas.

Mudanças de abitos também são comuns graças a publicidade, a sua alimentação, seu dia-a-da podem acabar sendo influenciados e o consumidor está cada vez mais ligado a tal publicidade que nem percebe que mudou sua rotina por conta dela.

Muitas vezes os consumidores são pegos por influenciadores digitais, artistas, atores/atrizes, pessoas publicas a qual eles tem admiração e acabam fazendo publicidade de algo que não condiz com o que é oferecido. O que acaba sendo algo perigoso para quem vai consumir dependendo do produto que é oferecido, principalmente se for relacionados a alimentos.

Trazendo para este trabalho a irregularidade de estabelecimentos a oferecer produtos "falsos" ou oferecer algo no qual a divulgação, a publicidade feita não é adequada com o verdadeiro produto oferecido.

1.1 O PROBLEMA

Muitas pessoas devem se perguntar em que a publicidade interfere de fato no dia a dia. Por que a publicidade enganosa pode afetar a saúde de consumidores, podem acabar trazendo problemas psicológicos.

Como a aplicação da publicidade em tendências no mercado influencia no consumo de produtos enganosos?

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Mostrar que a publicidade não é apenas um meio de veiculação de produtos e serviços, é um trabalho que lida com pessoas de ambas as idades e não pode ser criada de maneira "egoista" com o pensamento em ganho e benefício próprio.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apontar a partir de qual momento pode ser considerada como propaganda enganosa, abusiva ou por omissão.

Mostrar as consequências trazidas através de uma publicidade por omissão.

Demonstrar de qual forma o consumidor pode se prevenir de cair em uma propaganda falsa e a maneira que o mesmo pode se defender.

3. JUSTIFICATIVA

Publicidade enganosa em tempo de tecnologia e comunição é de extrema importância á toda sociedade.

As consequências que uma publicidade mal pensada e mal intencionada pode causar são grandes, tanto financeiramente como até mesmo trazendo riscos a saúde de consumidores. O publicitário lida com diversas pessoas diariamente, e quando o assunto envolve consumo em geral, em hipótese alguma pode se fazer algo calunioso.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A comunicação sempre foi como um importante meio de aproximação de pessoas e de interação social. Nas últimas décadas, com o fenômeno da pósmodernidade em tendências, os meios e veículos de comunicação assumiram o papel de protagonista na história social. Nunca se veiculou tanta informação em tão pouco tempo. Estudos direcionados pela agência We Are Social e pela plataforma Hootsuite estima-se que mais de 130 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais e gastam, em média, três horas do dia navegando nelas. Atrelado ao fenômeno da expansão da comunicação, a publicidade e a propaganda passaram a ser inseridas no cotidiano social em proporções muito grandes. Sempre estimulando o intenso desejo de consumir, estas práticas comerciais de apresentação e anúncio de produto ou serviço começaram a ter relevância quando o oficial pelos direitos percebeu a freqüência em que o consumidor era induzido ao erro, enganado ou lesado de alguma forma através de anúncios.

Entender a forma e o propósito que o produto/serviço é divulgado pode ser essencial na hora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com