TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escolha dos elementos linguisticos

Por:   •  24/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

A escolha de elementos linguísticos, visuais e tendência ideológico-sociais adequados de um determinado tempo ou grupo que possibilita o sucesso de uma campanha publicitária, ou seja, a construção do ato de persuasão, os mecanismos utilizados, principalmente aqueles presentes na linguagem publicitária, são índices determinantes para chamar a atenção de um público-alvo previamente estabelecido. Estes índices constituem a Publicidade que é um instrumento de promoção que pode ser usado por organizações e por pessoas individuais, para informar uma definida mensagem que faz relação aos seus produtos, serviços, ideias ou outras coisas tendo como objetivo um determinado grupo. De acordo com Pinto (2002),é a disciplina que se responsabiliza pela promoção da oferta, sendo que sua força provém da sua capacidade persuasiva e da sua efetiva contribuição aos esforços para mudar hábitos, criar imagens, promover o consumo, vender produtos e informar o consumidor. A propaganda é a aliada da Publicidade e serve de mecanismo de persuasão, para que esta persuasão se desenvolva usam-se elementos linguísticos, visuais e tendência ideológico-sociais.

Considerando este contexto, escolha a alternativa correta:

Escolha uma:

a. A publicidade é uma ferramenta usada para educar as massas, difundir conhecimento, cultura, propagar campanhas, mas não e divulga um produto.

b. O texto publicitário se caracteriza pelo uso incomum da palavra, empregada racionalmente para apenas manter a opinião do público-alvo .

c. A produção do texto publicitário é precedida de pesquisa sobre os aspectos do público-alvo e sem haver a elaboração de estratégias que objetivam atrair sua atenção, pois os produtos por si só já devem chamar a atenção pela sua apresentação.

d. A publicidade assim como a propaganda estão ligadas e podem formas de tornar público um serviço ou produto, despertando no consumidor o interesse pelo que foi anunciado,

e. A linguagem publicitária desenvolveu uma linguagem e estilo próprios de conseguir o seu objetivo e ter sua mensagem aceita pelo público, sem necessitar persuadir para isso.

Questão 2

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

Para Kunsch (2003, p. 168), “o jornalismo empresarial é uma subárea significativa e pioneira da comunicação organizacional, formando com as relaçõespúblicas e a propaganda o tripé clássico que organiza os fluxos de irradiação das informações sobre as organizações.” Gaudêncio Torquato (1986 p. 91), afirma que “jornalismo empresarial abrange, além das atividades jornalísticas de produção de publicações, os serviços de assessoria de imprensa”, sugerindo a ideia de que esses profissionais devem estar capacitados para cumprirem mais de uma função. Dessa forma, o jornalismo empresarial constitui atualmente instrumento de primeira grandeza das organizações. Assim, adapta-se a teoria e aos modelos e padrões do jornalismo como campo de conhecimento e do mercado profissional, modificando-se em uma especialização jornalística que tem se desenvolvido em nível de qualidade técnica e de conteúdo (KUNSCH, 2003). O jornal empresarial tem como prioridade informar, porém tendo em vista o seu contexto específico, pressupõe algumas restrições quanto à estrutura e ao código linguístico utilizados. Vale ressaltar que conforme Orlando (2009) a linguagem jornalística apresenta-se a partir de três aspectos: registros da linguagem, processo de comunicação e compromisso.

ideológico:Outro detalhe a refletir é que o texto do jornalismo empresarial valoriza a objetividade e se estrutura em: Título, Lead, Documentação,sublead.

Marque a resposta correta, com base no jornal empresarial:

Escolha uma:

a. As grandes e pequenas questões da ideologia estão presentes na linguagem jornalística, contudo pode se fazer jornalismo fora da sociedade e do tempo histórico .

b. A linguagem jornalística é basicamente constituída de palavras, expressões e regras combinatórias que são possíveis no registro coloquial e nunca aceitas no registro formal

c. A diminuição do número de itens léxicos (palavras e expressões), recurso que não apenas facilita o trabalho, mas também permite o controle de qualidade do texto é uma das restrições do jornal empresarial.

d. Eventos No texto jornalístico o parâmetro das avaliações factuais deve ser sempre a experiência subjetiva do público.

e. A comunicação jornalística não é de base referencial, pois fala de “algo no mundo exterior” ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. Isto impõe o uso quase obrigatório da primeira pessoa.

Questão 3

Correto

Atingiu 2,50 de 2,50

Marcar questão

Texto da questão

A comunicação interna nas empresas, suas formas e técnicas podem ser utilizadas para evitar falhas no processo de comunicação, tornando a mensagem clara. Portanto é relevante conhecer sua composição e também as suas estratégias. Comunicação Interna é tida como a troca de informações entre o corpo diretor de uma empresa e seus funcionários e como o diálogo estabelecido entre esses funcionários e seus pares. Clemen (2005, p.12) afirma que os executivos devem observar que o efeito e o valor da marca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com