TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Geral e Profissional

Por:   •  12/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.371 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Graduação a Distância

Curso de Ciências Contábeis

Acadêmico: Igor da Silva Pereira RGM: 103.6071

Disciplina: Ética Geral e Profissional

Professor Esp. Neil Garcia Romeiro

Aula 01 e 02

ATIVIDADE

  1. Leia o material, letras da música “É preciso saber viver” e apresente sua opinião sobre a importância da vida em sociedade e profissional. (Artigo disponível em Material de aula>arquivo)

Resposta:

Desde sempre em meus estudos, sejam de ensino fundamental, médio ou superior, ouço muito sobre essa questão “viver em sociedade”, acredito que não somos capazes de viver isoladamente, pois, como Pacioli mesmo nos ensina, se existe para cada débito um crédito correspondente, assim também somos nós, entidades humanas.

Precisamos do próximo para viver, seja para poder prestar um serviço, nos relacionar, nos ajudar, enfim. E no âmbito profissional não é diferente, precisamos de um empregador, de empregados, do cliente que é a pessoa beneficiada com a prestação do serviço, fornecedores, etc. e para que tudo isso se encaixe, aí entra a ética profissional, o meu direito só começa quando o do próximo se extingue, a transparência e a honestidade são fatores primordiais para que se faça funcionar o inter-relacionamento entre ambas as partes interessadas.

Um exemplo pertinente sobre a questão da ética, “a medicina não propaga os avanços que faz sobre a clonagem de seres vivos por ser repudiada pelos fatores éticos sobre ser correto ou não fazê-lo, o que a igreja pensaria a respeito, tendo em vista que para ela somente Deus pode dar a vida”.

  1. Defina em sua opinião o que é ética e moral com base na aula.

Resposta:

Ética é o ato de julgarmos certas situações e ou grupos de pessoas em exercício de determinada ação, classificando sua atitude como certa ou errada, usando de um senso crítico da circunstancia para delimitarmos com base em nossa construção de valores se a ação deferida será benéfica ou trará malefícios para a sociedade como um todo. Ela serve como instrumento de reflexão para os que têm interesse no comportamento humano.

Já a Moral, vem nos trazer a tona como agiremos em determinada situação, caso agimos corretamente, então agimos certo, se não agimos acertadamente, então, deixamos a desejar. A moral está intimamente ligada ao nosso comportamento e condutas que praticamos no dia a dia. Ela é quem norteia os princípios e ou regras comportamentais e esta ligada ao nosso cotidiano.

Aula 02

ATIVIDADE

Escreva entre 5 a 10 linhas por questão.

  1. Se for convocado para uma guerra, para defender seu país, estaria procedendo mal ao matar seres humanos, ainda que, naquela situação, eles seriam considerados “os inimigos”?

Resposta:

Para a nação na qual estaria colocando minha vida em risco para defendê-la, ao seu ponto de vista, não! Pois o reestabelecimento da ordem dependeria desta ação. Já para minha auto-avaliação, estaria procedendo de forma errônea, pois meus valores vão contra o ato de tirar a vida do meu próximo, na própria Bíblia fala, não mataras.

Mas se analisarmos mais afinco sobre o assunto, ao ligarmos nossa televisão, rotineiramente nos deparamos com noticias onde alguém matou seu próximo, porém, são julgados e acusados pelo tal crime. Isso tudo nos leva a refletir porque quando a situação beneficia o País, ela é valida; e quando ela visa uma satisfação unitária de um mero individuo, seu ato é repudiado?

  1.  Escreva entre 5 a 15 linhas.

“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta. Os problemas da ética nos aparecem todo dia. Vejamos um exemplo: Subornar um empregado de uma empresa é apenas um problema ético, apenas econômico ou tem os dois aspectos?” (VALLS, 1994). (Justifique suas respostas, fundamente se for preciso, faça citações ou referências, conforme o caso).

Resposta:

Acredito que antes de ser econômico ele seja ético, pois quando acreditamos que a sociedade é formada por homens bons, passamos a acreditar que se prostrar para esta mesma sociedade é uma coisa boa, e a corrupção cai. Agora, quando essa mesma pessoa percebe que existe uma fatia da população que é desonesta e se aproveita da minoria, em seu único beneficio, então, surge há corrupção generalizada como se fosse a única forma de sobrevivência.

O ato de suborno nada mais é do que uma das formas de corrupção, onde você sai da legalidade do ato ocorrido para se vender para aquela pessoa que vive de forma errônea. E se este empregado aceita a propina, é mais corrupto ainda, pois, aceita agrados pelo seu silencio, ou ajuda para fazer algo de forma ilícita, pois se fosse legal, não haveria necessidade de se sucumbir ao suborno.

  1. Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento ético e moral sobre o caso. Opinião própria.

Cena 1 - Estava eu, dentro do meu carro parado, em uma vaga do estacionamento de uma grande universidade preparando-me para sair. Chega o proprietário do carro que estava ao lado, um estudante de Direito. Ele abre a porta de seu carro e, apesar de uma distância muito grande do meu ele consegue abalroar a minha porta violentamente com a sua, fazendo uma imensa morsa na lataria. Fingindo que nada ocorrera, ele liga o carro e se prepara para sair quando, para a sua surpresa, eu saio do carro. Pensara ele que não havia ninguém ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com