TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PRODUTO E PROPAGANDA - Chiclete Adams

Por:   •  17/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

ESCOLA DE BELAS ARTES

DESENHO INDUSTRIAL – PROJETO DE PRODUTO

ANÁLISE DE PRODUTO E PROPAGANDA

ALUNO: Camilla T. O. Carvalho

DISCIPLINA:  Teoria da Informação e Comunicação

Chicletes Adams - Anos 50                [pic 1]

A) Análise do anúncio

Emissor

O emissor é a marca Adams, uma vez que, ele é o anunciante do produto.

Receptor

O receptor é o consumidor, mas especificamente, os leitores da revista O Cruzeiro – em que foi publicada a propaganda em 1950. Na propaganda acima, o público-alvo são os casais, que estavam entre os consumidores de menor escala dos Chicletes desde o seu lançamento em 1940, tendo em vista que tal produto teve um enfoque inicial voltado para os jovens e crianças, e a partir deles foi disseminado para outras faixas etárias.

Codificador/Decodificador

Codificador

É a agencia de publicidade da empresa.

Decodificador

Assim que há uma percepção do anúncio, a decodificação ocorrerá. Os decodificadores são os olhos, o gosto - através da memória gustativa – em paralelo a experiência anterior de já ter visto ou provado do produto anunciado.

Canal

O canal do anúncio apresentado é a revista – O Cruzeiro.

Ruído

O ruído ocorrerá devido à má qualidade de impressão das revistas da época dificultando até mesmo a leitura das letras pequenas localizadas na parte inferior do anúncio. A baixa gramatura das folhas a permite ser amassada ou rasgada.

Redundância

A redundância está nas cores branco, preto e o amarelo que se repete por todo anúncio para sempre remeter as cores do chiclete.

Feedback

O feedback em 1950, 10 anos após o lançamento dos Chicletes no Brasil, foi definido por um crescimento exponencial, pois houve uma ampliação no foco da empresa Adams referente ao público consumidor, expansão na qual acarretou o alcance de um público mais velho – como o representado pelo casal de adultos presente no anuncio.

Digital e analógico

Analógico

[pic 2]  +  [pic 3] =  [pic 4] A analogia está presente em todo o anuncio, pois, as personagens (o homem e a mulher) somados ao texto principal, que denomina o produto, equivalem em cor – amarelo e preto - e contexto a caixa e ao conteúdo dos Chicletes, como exemplificado acima.

Digital

[pic 5]   [pic 6]   [pic 7]   [pic 8]   [pic 9]

Fragmentação de acordo com a disposição dos elementos imagéticos e textuais principais.

Informação Visual

Na imagem há um homem e uma mulher em uma cena romântica, em que estão se aproximando para se beijarem. Essa cena faz uma alusão ao chiclete – mostrado abaixo -  visto que este promete – baseado nas frases presentes no anúncio – dar um hálito doce a quem consome esse produto, propiciando um maior prazer durante o beijo.

Mensagem

A imagem e os textos que o anuncio possui deixam explicito que para atrair o amor é necessário ter o hálito doce que o chiclete oferece

Contexto

Podemos observar claramente que a imagem transmite a relação entre o bom hálito e a conquista de um amor, visto que há um casal característico da época juntos em uma cena romântica associada ao chiclete.

Metalinguagem

Não há metalinguagem.

B) Signos

Icônico

O icônico é resumido pela parte imagética da propaganda: o casal e o chiclete.

Plástico

Predominância dos elementos em preto e amarelo, dando destaque as personagens e ao produto, pois estes são reduzidos a estas cores.

Linguístico

“O amor é feito de ternura
e os Chicletes Adams
tornam o hálito - uma doçura!

Chicletes Adams
Tão refrescantes!
Tão deliciosos!”

C) Funções

Apelativa

A demonstração do chiclete logo abaixo a uma cena romântica em conjunto com as frases que fazem referência a ele, revelam claramente o caráter apelativo dessa propaganda pois sugere que ao consumir os Chicletes o aroma agradável na boca irá causar a atração.

Denotativa

O casal notoriamente atraído um pelo outro - na parte superior do anuncio e relacionados ao texto que faz alusão ao amor, conecta-se a temática do chiclete ao criar uma ligação direta do consumo deste a conquista e ao bom hálito, que é consequência de mascar o chiclete.

Expressiva

 A parte textual do anuncio

[pic 10]

A) Análise do Produto

Emissor

Adams

Receptor

Todas as faixas etárias, com o enfoque nos mais jovens.

Codificador/ Decodificador

Codificador

É o designer ou a agencia de publicidade da empresa que irá desenvolver a embalagem dos Chicletes.

Decodificador

Os olhos, o tato, o olfato, partindo do fato que o consumidor irá sentir o cheiro do produto, além da experiência anterior, onde o consumidor já conhece a marca e o sabor.

Canal

O canal do produto são o transporte, as bancas de jornais, padarias, lojas de doce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (225.9 Kb)   docx (777.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com