TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS SUCESSIVAS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO

Por:   •  19/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.098 Palavras (17 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA ESCOLA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PRODUÇÃO CULTURAL II – MÚSICA PROFESSOR: ANIBAL

ALUNO: FRANKLIN SANTANA

AS SUCESSIVAS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO

Rio de Janeiro 2014

AS SUCESSIVAS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO

FRANKLIN SANTANA

Artigo apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Produção Cultural II - Música, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Rio de Janeiro 2014

AS SUCESSIVAS ETAPAS DA PRODUÇÃO DE UM LIVRO

SANTANA, Franklin franklinsantanas@gmail.com

RESUMO

O presente artigo tem como intuito apresentar os segmentos das atividades formadoras da cadeia produtiva do livro a partir do seu caráter inicial de criação e obtenção de registros de identidade da obra até seu aspecto residual no contexto do mercado editorial brasileiro. A partir de uma visão geral sobre as características das cadeias produtivas chegou-se a um estudo específico do papel fundamental das editoras no contexto de criação desse importante instrumento de cultura e lazer. Nessa perspectiva, o presente estudo expõe o novo retentor de investimentos do mercado editorial, o e-book, e se propõe a analisar como o surgimento dos livros eletrônicos tem impactado o mercado editorial. A título de considerações finais argumenta-se que, no contexto atual, a existência do e-book não compromete a existência dos livros físicos, não substitui o cheiro de um livro novo e a possibilidade de apreciar o toque deu ma capa.

Palavras-chave: Livros; E-books; Cadeia produtiva.

2

1. INTRODUÇÃO A leitura é uma ótima atividade para ter como hábito porque além de funcionar como um exercício mental, mantendo o cérebro ativo e trabalhando, também proporciona a obtenção de conhecimento, desperta o raciocínio, promove o desenvolvimento da interpretação do texto, e é através da leitura que aprimoramos nosso vocabulário e o domínio da língua escrita. A leitura também é uma das melhores estratégias para aprimorar a habilidade comunicativa considerando que ler é uma forma de estarmos em contato com a norma culta da língua, praticando a gramática correta e enriquecendo o vocabulário. Aliás, ao longo da história da humanidade, o hábito de ler representa um sinal distintivo, de dignidade e saber. Não é por acaso que muitas pessoas se deixam fotografar tendo um livro nas mãos. Mesmo no mundo de hoje, informatizado, invadido por imagens, a leitura ocupa um lugar de destaque, pois está associada ao desenvolvimento pessoal e ao status intelectual. (LEITE; RIO; ALVES, s.d.)

No Brasil, os índices de leitura sempre foram motivos de preocupação. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com