TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Roteiro de preparação para negociações salariais

Seminário: ATPS: Roteiro de preparação para negociações salariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Seminário  •  2.317 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

Roteiro de preparação para negociações salariais.

Através deste Roteiro, analisaremos quais os aspectos necessários para uma negociação eficiente, durante um processo de aumento salarial.

Diante de uma situação de pedido de aumento de remuneração, o profissional deve se dirigir ao chefe após fazer uma preparação para tal negociação. O ideal é que tenha o plano A e em caso de não obter o resultado esperado, aplicar o plano B.

Quando nos referimos a preparação para uma negociação, estamos falando em fazer um planejamento antes de no dirigirmos ao negociador.

Em um planejamento de preparação para uma negociação, o negociador precisa levantar uma pesquisa em relação à empresa, nesse caso, o profissional fará um levantamento sobre tudo o que está ocorrendo na empresa, sua produtividade, seu faturamento, o ranking no mercado, enfim, observar em que momento é oportuno para se fazer o pleito de um aumento salarial. Levando em consideração suas necessidades e estabeleça um nível razoável para salário e benefícios, de forma que o satisfaça sem ser demasiado distante da realidade. É importante ter em mente que na hora de pedir aumento cada um estará cumprindo o seu papel, portanto é bom estar preparado para qualquer tipo de resposta e acima de tudo lembrar que você está pleiteando um aumento e, por isso é bom ter bom senso e estar disposto a negociar de maneira coerente, com conduta ética.

Outro aspecto importante em um planejamento é definir metas e objetivos com firmeza, estar seguro de suas atitudes e ter persistência em seu ideal; Ter cuidado com as palavras, identificar e priorizar as questões que serão negociadas, não falar de assuntos impróprios. Ter ética, ser sincero e profissional ao expor os objetivos; independente da atitude do chefe, manter a postura ética, agindo sempre com respeito.

Controlar a ansiedade no momento de falar, mostra segurança, portanto ficar tranqüilo durante a negociação é um passo importante para atingir o objetivo planejado. Quando o negociador demonstra firmeza em suas propostas, ele demonstra seu conhecimento, passa a entender que suas atitudes tem fundamento e metas a alcançar, a pessoa com quem está negociando vai perceber sua capacidade através de suas ações e sentirá clareza no processo. No caso em que estamos nos referindo, o chefe perceberá que seu funcionário estará informado e preparado para a negociação salarial.

Observa-se que o planejamento numa negociação é fundamental para se chegar a um acordo, onde ambas as partes saem satisfeitas. Com isso, em toda e qualquer negociação, planejar é necessário, fazer um ensaio antes de colocá-lo em prática, também é recomendado, pois nesse processo poderão surgir dúvidas e imprevistos, dando ao negociador a oportunidade de corrigir. Com o planejamento em mãos o negociador terá grandes chances de obter um resultado positivo.

Voltando para o pedido de aumento salarial, percebe-se que antes do funcionário se dirigir ao chefe, ele deverá ter um planejamento, com todos os dados apontados anteriormente, pois assim ele terá condições de negociar com seu chefe. Depois de expor a situação, pela qual se encontra ali, ou seja, o pedido de aumento, e o porquê merecem o ter, como por exemplo: o quanto tem contribuído para o desenvolvimento da empresa; de como tem se empenhado no trabalho; que vem buscando melhorar sua capacitação profissional ingressando em um curso Superior de Tecnologias em Gestão de Recursos Humanos; que assumiu novas responsabilidades nos últimos tempos na sua área, enfim, dizer o que o leva a tal situação.

Quando buscamos por algo, não vamos preparados para receber uma resposta negativa, então quando deparamos com um “não”, ficamos atônitos, sem saber como reagir. Em uma situação como a apresentado acima, não é diferente, um funcionário diante desses fatos, espera pelo reconhecimento do chefe, na certeza que ganhará um aumento. Porém, um bom negociador vai preparado para qualquer resposta, seja ela positiva ou negativa. Aí, a importância do planejamento, do plano A e do plano B, tendo o plano A não funcionado positivamente, partir para o plano B. Esse é o processo de defender seu ponto de vista, o momento de argumentar, comentar novamente sobre o porquê merece aumento, agora de uma maneira mais detalhada, onde o funcionário colocaria todas as suas conquistas através seus trabalhos desenvolvidos na empresa, de como se dedicou a ela, falar também de sua eficiência e responsabilidade. Comentar da importância de sua formação, que através dela, estará ampliando seus conhecimentos, consequentemente melhorando seu trabalho desenvolvido na empresa, onde estará colaborando para o seu crescimento de uma maneira mais eficaz. O chefe precisa estar consciente do valor de seu trabalho dentro da empresa, do quanto esse já contribuiu e vai contribuir para desenvolvimento da mesma, um bom negociador usa a técnica do convencimento para alcançar seu objetivo através de argumentos favoráveis perante uma situação que depende da aprovação da outra parte, no caso do chefe. Considerando o processo de comunicação um dos essenciais em uma negociação, ao argumentar seu ponto de vista, o negociador também saberá ouvir a outra parte, ou seja, o funcionário depois de expor sua opinião, também ouvirá o que o chefe tem a dizer, chegando ambos a um acordo, com resultado satisfatório. Caso o chefe não concorde de nenhuma maneira com o aumento salarial, encerre a conversa deixando claro que ficou desapontado, demonstre sua insatisfação. Logo o chefe perceberá sua desmotivação, e refletirá sobre a possibilidade de perder o funcionário, sendo um funcionário eficiente, ele poderá mudar de opinião e chama-lo para uma nova conversação, com alguma proposta, iniciando outra negociação, onde buscam uma solução com satisfação para ambas as parte envolvidas.

No entanto saber negociar é saber ouvir, saber se comunicar, estar informado, dispor de argumentos razoáveis, e principalmente planejar o processo de negociação, considerando as informações obtidas a respeito da empresa, o momento ideal de agir, estar munido de argumento favoráveis ao profissional, ter perspectiva mantendo a calma e o controle, utilizar das habilidades de um bom negociador como a ética profissional, agindo com respeito e delicadeza.

Em primeiro lugar, não existe negociação eficiente sem o domínio das ferramentas fundamentais que pavimentam o sucesso: planejamento e informação. Contendo esses aspectos o profissional saberá negociar com seu chefe, obtendo um resultado satisfatório para ambos. No final da negociação certamente o chefe entenderá seu funcionário, depois de analisar todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com