TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Roteiro de negociação para negociações salarias

Seminário: ATPS: Roteiro de negociação para negociações salarias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Seminário  •  2.992 Palavras (12 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 12

ROTEIRO DE NEGOCIAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAS

Segundo o texto, a negociação é uma questão de máxima importância por ser algo superior, da qual só os seres humanos são capazes de realizar. Com isso, é necessário que o homem, dê esse mesmo valor as negociações, no seu momento de preparação.

Significando dizer que o negociador que não se prepara para uma negociação está deixando, ou menosprezando a grandeza de tal fato.

Para que essa superioridade seja respeitada o autor aborda que é preciso que o negociador encare a situação como algo sério e que precisa de uma preparação intensa. Preparação essa que perpassa pela questão da procura pelas fontes de informação, aprofundamento dos dados disponíveis, para que assim possa se ter um planejamento plausível e capaz de chegar ao objetivo desejado.

Além dessa preparação, é preciso que o negociador prepare-se mentalmente, e fisicamente para que possa aguentar as emoções durante o processo, melhorando assim a sua forma de se expressar, e com raciocínios objetivos e dinâmicos, se comunicando de forma clara e fluida.

Outra questão é a preocupação com a alimentação antes da negociação e com a execução de atividades relaxantes. Todos esses cuidados fazem com que o negociador esteja pautado de subsídios, físicos, mentais e concretos para a investida na solução do problema exposto, e em contra partida estará tratando respeitosamente a superioridade que é o ato de negociar.

Tirando por base o filme por nós assistido que foi o Doze Homens e Uma Sentença, aborda bem as questões éticas e antiéticas no momento das negociações, o filem deixou claro o comportamento antiético de alguns dos homens no momento de julgar a sentença do rapaz. Uns queriam decidir rápido por que ia ao jogo, ou tinham algum compromisso em um horário que se por ventura o debate prosseguisse não daria para estar presente. Apenas um deles estava realmente preocupado, em debater a situação exposta e diante as cenas do filme esse único consegue modificar paulatinamente a visão de cada um dos outros a respeito da questão do rapaz.

Isso nos mostra que no ambiente da negociação é imprescindível o diálogo, e já levando como gancho a situação do aumento salarial é através desse diálogo, e mostrando as possibilidades positivas ao seu chefe que ficará mais acessível galgar o seu objetivo.

Sabe-se que quando há muito empenho da parte do funcionário, e o mesmo já esta a um bom tempo na companhia que trabalha, pode-se ter certeza absoluta de que este empregado busca ser visado por gerentes e/ou diretores como pessoa de capacitação que colabora com o crescimento da empresa, esperando incentivos como aumento salarial.

O aumento Salarial é um dos maiores incentivos a ser dado ao funcionário pois através desse acontecimento o colaborador realiza-se, interferindo bastante no profissional e pessoal com bem estar tanto consigo quanto no ambiente de trabalho, por ambos serem interligados.

Assunto complicado e delicado que é nas reflexões que vem a insatisfação, atitude que muitas vezes parte do funcionário, e não da corporação, até porque a necessidade maior de atingir essa meta é do colaborador, no qual senti falta dessa "recompensa" pelo trabalho que executa, pelo seu diferencial.

Caso você se senti bem onde trabalha, gosta das pessoas que trabalham nesse ambiente, admira sua rotina, porem esta insatisfeito com o seu salario, busque conversar com seu patrão, tentando um reajuste salarial, antes de buscar outra vaga no mercado de trabalho, pois acontece que na correria do dia-dia muitas vezes a corporação acaba esquecendo de valorizar o seu funcionário, não por maldade, mas por tantas outras preocupações, e é por esta forma que atualmente as empresas já estão colocando um setor especializado em RH (Recursos Humanos) que é especializada na contratação de funcionários e gestores cuidam do bem estar dos mesmos no ambiente, supervisando o trabalho dos mesmos para maior valorização e propostas com base no trabalho executado por estes.

Para o colaborador tomar essa atitude, que não é nada fácil e requer cautela deve-se tomar alguns cuidados extremamente necessários para o "fluir" das coisas acontecerem, no qual só se entra no assunto no momento certo ou seja, clima propicio para o seu superior como momento financeiro para a empresa agradável; Sabendo que deve ter consigo noção de que será um pedido, no qual não se tem noção do que pode acontecer no momento, e que a resposta pode ser tanto positiva, quanto negativa.

É claro que você se prepara para falar sobre esse assunto, fica nervoso mas tenha em mente o porque chegar neste ponto, o tanto que é merecedor por isso, é bem importante salientarmos, que esse pedido de aumento salarial, deve ser baseado nos valores (R$) atuais, levantando informações sobre o seu desempenho e sobre o mercado de trabalho, sem fugir da realidade, fazendo proposta que seja justa tanto para você quanto para a empresa, demonstrando ao superior que você e seu trabalho valem cada centavo sugerido, afinal pedir aumento não é nada mais nada menos do que negociar.

A relatação da proposta deve ser feita com calma e clareza, para que ambas as partes compreendam a situação juntos, seja transparente a todo o momento e demonstre o porque é merecedor do seu aumento, citando suas realizações profissionais na empresa com muito entusiasmo, comentários todos baseados nas verdades e comprovados através de negociações que você participou, dicas dadas por você em reuniões, mostrando o seu diferencial profissional e claro... cuidando para não cometer certas gafes que levam o assunto "por água abaixo" perdendo o controle da situação. Escolha um momento tranquilo para que você possa argumentar sem pressa

Segundo o site Infomoney, a jornalista Eliane Quinália coloca-nos mesmo uma reportagem bem interessante que dá algumas dicas para você se sair bem perante a ocasião: " 8 dicas para se sair bem em um pedido de aumento salarial.

Esteja preparado par a tudo e qualquer resposta, afinal você esta fazendo uma tentativa. Pode acontecer do seu chefe não concordar com você, e a situação não ocorrer como o planejado, e a sua tentativa de aumento não dê certo, saiba o momento certo de recuar, entendendo as razões do seu empregador e respeitando-as, sem discutir e descordar, mas pense que nem tudo esta perdido pois, este "não" pode agregar no seu amadurecimento profissional e você deve rever se fez todos os "passos" como o indicado.

Com esta iniciativa que você tomou, muitas vezes não é aceita ou é negociada ou parcialmente aceita,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com