TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Semiótica Propaganda Pantene

Por:   •  20/5/2015  •  Dissertação  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 3

Graduação em Publicidade e Propaganda

Semiótica

ANALISE DA PROPAGANDA: PANTENE

ANALISE DA PROPAGANDA: PANTENE 

[pic 1]

[pic 2]

A Pantene é uma linha de produtos para cuidados dos cabelos com shampoo, condicionar e outros produtos de hidratação para os cabelos.

A marca Pantene é conhecida tanto no Brasil quando nos países do exterior. Pensando nisso, ela aderiu nas suas propagandas uma figura conhecida internacionalmente, a modelo Gisele Bündchen.

Gisele tem o perfil ideal para as campanhas da linha Pantene, loira, alta, magra e dona de uma beleza única, ela é uma figura que todas as mulheres admiram, tentam copiar, e gostariam de ser.

A marca se apropriou do padrão estético de beleza europeu, da mulher alta, magra, loira, branca e com os olhos claros, que é desejo de consumo das mulheres, e anexou a imagem ao seu produto. Gerando desejo e ideia de que o uso do produto, além de talvez proporcionar um cabelo bonito tanto quanto o da modelo, aproxima o consumidor da modelo, como se tornasse a consumidora algo mais próximo de Gisele.

A modelo, sempre nos vídeos aparece sorrindo, e piscando, com um ar de intimidade para com o público, o que pode talvez além de trazer a ideia de beleza e simpatia, também fala com o consumidor de maneira mais intima, mais familiar e amigável, como uma vizinha que te aconselha algo, ou até um familiar que faz uma brincadeira e sorri com mais intimidade por te conhecer.

No anúncio foram usadas as cores brancas e douradas, o dourado talvez na intenção de comparar o loiro do cabelo da própria modelo com a ideia do cabelo ser de ouro, talvez como algo valioso para a mulher, além do cabelo da modelo nos anúncios estar, sempre, espetacularmente bonito fazendo com que as mulheres consumam o produto na intenção do cabelo ficar igual, ou chegar ao mais perto disso possível. [pic 3]

 O texto que a campanha utilizou foi: “Eu experimentei e decidi”. E você?’’ Essa frase remete as consumidoras a comprar a linha de hidratação da Pantene, já que a própria Gisele usou o produto e decidiu que é o melhor produto para os seus cabelos, as mulheres chegam a pensar que o produto é ótimo e que realmente dá um resultado incrível no cabelo, pois além do texto tem a foto da modelo com o cabelo todo bonito para reforçar a ideia que o cabelo da consumidora vai ficar igual ao da Gisele, porém só ficará igual se você comprar a nova linha de tratamento Pantene.

O texto utilizado usa da forma testemunhal, quando a famosa modelo, que é bonita, segundo o padrão de beleza atual, alega já ter experimentado e que decidiu o produto a ser usado.

Esse poder de decisão e de experimentar, além de incentivar e abrir o mercado para o novo produto (“Experimentei... E você?”), faz com que a consumidora deseje essa força de decidir por si própria, e que se torne “dona do seu destino”.  Seria como se ela pensasse “Se aquela modelo, que é perfeita esteticamente, ousou experimentar, decidiu e gostou, eu também irei experimentar, irei decidir e seremos próximas por isso.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com