TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da importância da qualidade de vida no local de trabalho, seus modelos e as dificuldades de implantação na organização

Relatório de pesquisa: Análise da importância da qualidade de vida no local de trabalho, seus modelos e as dificuldades de implantação na organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

A pesquisa objetivou analisar a importância da qualidade de vida no trabalho, seus modelos e dificuldade de implantação nas organizações. Um programa adequado busca a humanização em uma organização, proporcionando condições de desenvolvimento pessoal do indivíduo, bem como o seu bem-estar. Esse novo modelo de trabalho está se tornando elemento-chave nas organizações bem-sucedidas e competitivas. Então, o grande desafio dos gestores é olhar as pessoas como seres humanos e não como recursos organizacionais. Para o desenvolvimento do trabalho fez-se uma revisão da bibliografia disponível em livros, periódicos e sites, possibilitando um melhor entendimento do tema em estudo. A qualidade de vida no trabalho é um caminho sólido e com muitos horizontes para uma vida integrada e inovadora nas organizações. As propostas e ações de qualidade de vida no trabalho refletem, positivamente, na comunicação, na confiança entre as pessoas e na imagem da empresa para seus clientes e empregados.

Palavras chave: Motivação, Organização, Pessoas, Qualidade de vida no trabalho, Satisfação no trabalho.

SUMÁRIO

Pág.

1.

INTRODUÇÃO

3

2.

ORIGEM

4

3.

ELEMENTOS DA QUALIDADEDE VIDA NO TRABALHO

4

4.

SOLUÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO

5

5.

BARREIRAS

6

6.

MODELOS DE QUALIDADE DE VIDA

7

6.1

NADLER e LAWLER

7

6.2

HACKMAN e OLDHAN

7

6.3

WALTON

9

7.

VANTAGENS

11

8.

METODOLOGIA

12

9.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

12

10.

REVISÃO BIBLIOGRAFICAS

12

11.

REFERÊNCIAS

13

1. INTRODUÇÃO

A qualidade de vida no trabalho aplica-se as organizações que buscam uma qualidade total no ambiente organizacional, sejam elas no atendimento ao cliente, nos produtos. Buscando a colaboração dos trabalhadores para fazer dela a melhor.

Uma empresa com qualidade é, entre outros fatores, aquela que possui colaboradores que, após atender suas necessidades básicas, estejam satisfeitos com a empresa e seus colegas de trabalho, isto é, sua equipe de trabalho.

Com a conquista da qualidade de vida, seja na organização ou fora dela. Vai depende de sua auto-estima e auto-imagem, do profissional, político e social e, acima de tudo, de sua postura na transformação da realidade e da consciência de seus direitos e deveres.

Nos dias atuais, com a globalização, as pessoas estão sendo obrigadas a atingir elevados níveis de produtividade, sendo pressionadas pela concorrência, que se torna cada vez mais acirradas em vários mercados. Sabe-se que, a cada dia, os clientes estão se tornando mais exigentes e, com isso, as empresas têm que estar mais preparadas para satisfazer suas exigências.

Para uma melhor produtividade, as empresas passam a ver o seu pessoal como peça chave para o seu desenvolvimento e reconhecimento no cenário competitivo, a partir daí surgiu a necessidade de proporcionar aos seus colaboradores um ambiente mais agradável e harmonioso, que o estimule a um melhor desempenho aumentando assim sua produtividade. Diante desta oportunidade estão surgindo várias pesquisas e estudos a fim de entender a importância dessa implantação e o que ela vai agregar a empresa, como também seus impactos positivos e negativos no meio de atividades rotineiras, que após sua implantação, passarão a ser menos estressantes e cansativas devido à qualidade de vida que estará sendo oferecida ao operário.

2. ORIGEM

Na década de 70, o professor Louis Davis introduz a expressão “qualidade de vida no trabalho” com a apresentação de seu projeto sobre delineamento de cargos. Nesta época surge nos estados unidos um movimento pela qualidade de vida, devido à preocupação com a competitividade e sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa. Este movimento surge com modelos de organização de trabalho que aconteceram na década de 50.

A qualidade surge no momento que as empresas tomam consciência que os colaboradores são parte da organização, que se sentem envolvidos nas decisões que influenciam diretamente suas atuações. Vendo, assim, as pessoas como um todo.

3. ELEMENTOS DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A meta principal é buscar a satisfação do trabalhador dando devido valor a seu colaborador, incentivando-o no seu trabalho. Essa qualidade envolve toda a empresa, pois o homem busca ser feliz desde tempos antigos, e para isso é necessário saúde, satisfação consigo próprio e com o seu trabalho.

Entretanto, a satisfação no trabalho não pode estar isolada da vida social, os colaboradores que possuem uma vida familiar insatisfatória têm no trabalho único meio de obter suas necessidades, principalmente, sociais.

Assim, para que o individuo obtenha boa saúde física e mental, um adequado propiciado pela organização é indispensável, que por sua vez resultara numa boa qualidade de vida no trabalho, favorecendo a formação e manutenção de indivíduos mais criativos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com