TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Art Spiegelman

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

UVV – UNIVERSIDADE VILA VELHA[pic 1]

COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

ALINE REZENDE

BRUNA XAVIER

ISADORA RODRIGUES

IZABELLA SANTOS

ART SPIEGELMAN

VIDA E OBRA

VILA VELHA

2015

ALINE REZENDE

BRUNA XAVIER

ISADORA RODRIGUES

IZABELLA SANTOS[pic 2]

ART SPIEGELMAN

VIDA E OBRA

Trabalho apresentado à disciplina Laboratório de Leitura e Produção de Texto IV do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda – da Universidade Vila Velha, como requisito para avaliação. Orientador: Prof. Andressa Zoi

VILA VELHA

2015

SUMÁRIO        

1. ART SPIEGELMAN        

2. ART SPIEGELMAN E MAUS        

3. CONTROVÉRSIAS        

4. PRINCIPAIS ELEMENTOS LITERÁRIOS        

5. MAUS        

6. ANÁLISE        

7. REFERÊNCIAS        

1. ART SPIEGELMAN

Art Spiegelman Nasceu em 1948, em Estocolmo, na Suécia. É ilustrador, cartunista e autor de histórias em quadrinhos. Trabalhou como co-editor nas revistas em quadrinhos Arcade e RAW e trabalhou uma década no The New Yorker. Atualmente, Spiegelman mora em Nova York.

Seus pais são Vladek e Anja, ambos eram Judeus Poloneses que imigraram para os EUA em 1951. Sua mãe cometeu suicídio em 1968, depois da morte de seu único irmão sobrevivente. Seu irmão mais velho, Richieu, morreu durante a guerra.

Art começou a escrever quadrinhos em 1960 e passou a ganhar dinheiro com sua arte quando entrou no Ensino Médio. Seus pais o encorajaram a procurar uma profissão mais segura, mas ele escolheu continuar com a arte e filosofia na faculade (Faculdade de Harpur). Quando estava na faculdade, ele ganhou dinheiro como artista freelance para a Compania Topps Chewing Gum. Ele não se formou, mas conquistou um doutorado honorário de Harpur 30 anos depois.

Durante a faculdade, ele trabalhou na equipe de cartunistas para o jornal da faculdade, assim como editando uma revista de humor da faculdade. Ele começou a vender suas publicações nas esquinas e em 1968, sua carreira universitária foi interrompida quando ele sofreu um colapso nervoso (em parte devido ao uso de LSD pesado) e passou um mês em um hospital psiquiátrico.

Em 1971, ele se mudou para San Francisco para fazer parte do movimento underground dos quadrinhos.

Em 1972, ele foi convidado para fazer uma tira de três páginas, que acabou sendo a versão inicial do Maus. Também em 1972, ele produziu uma tira chamada “Prisoner on the Hell Planet" que tratava do suicídio de sua mãe.

2. ART SPIEGELMAN E MAUS

Maus detalha a experiência de seu pai como um sobrevivente do Holocausto e levou treze anos para ser concluído. No livro, os nazistas são retratados como gatos, judeus retratados como ratos, e os poloneses como porcos. O livro já ganhou inúmeros prêmios, incluindo um Pulitzer em 1992 (foi o primeiro quadrinho a ganhar um Pulitzer) e é visto como uma obra crucial nos quadrinhos, trazendo muita atenção acadêmica para o gênero.

3. CONTROVÉRSIAS

Art Spiegelman foi desafiado por ser anti-étnico, com reclamações particularmente fortes por retratar poloneses como porcos e também desafiado porque as pessoas sentiram que não era adequado para jovens leitores. Alguns disseram que retratar raças como animais diferentes tira o fato de que o Holocausto era uma situação ser humano vs. ser humano.

Algumas pessoas, especialmente quando o livro saiu em 1980, sentiram que fazer uma história em quadrinhos sobre o Holocausto era inadequado.

4. PRINCIPAIS ELEMENTOS LITERÁRIOS

Os principais elementos literários são a culpa (culpa do pai como um sobrevivente, culpa de perder seu primeiro filho, culpa de Spiegelman com o sucesso do livro e retratar seu pai de forma pouco lisonjeira), o passado e presente, sobrevivência e raças. Além disso, há grande quantidade de caracterização indireta através de diálogo e ação.

O Holocausto cria, obviamente, uma grande quantidade de conflitos, mas há também conflito entre Spiegelman e seu pai, e conflito interno de Spiegelman.

Os personagens principais são Art Spielgeman, Vladek (pai) e Anja (mãe).

O ponto de vista se dá através de Spielgeman no presente e através de seu pai no passado.

5. MAUS

A história recria o horror vivido por Vladek e Anja, pais do escritor e cartunista Art Spiegelman no Holocausto da Segunda Guerra Mundial. Spiegelman não viveu o Holocausto, mas é filho de um sobrevivente.  A História de um sobrevivente se refere ao pai de Spiegelman, pois sua mãe comete suicídio.

Holocausto: Do grego holos ("inteiros") e kaustós ("queimar"), a palavra holocausto designa coisa/algo "queimado por inteiro". Mas a partir da Segunda Guerra, a palavra passou a ter outro significado: extermínio de milhões de pessoas em campos nazistas.

Spiegelman consegue colocar no livro todo sofrimento de sua família diante das guerras representando muito bem o projeto, os desenhos e o vocabulário. Maus não é recomendado para tipos de públicos que não gostam de ler sobre holocausto e guerras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (414.2 Kb)   docx (696.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com