TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artes visuais

Por:   •  17/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE 

CCHLA- CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES 

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 

COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

COMUNICAÇÃO E ARTES VISUAIS 

PROFESSOR:  CRISTIAN MAURICIO MONTECINOS BILLEKE

 

 

 

 

 

 

 

 

LINHA DO TEMPO

 

 

 

 

 

Ruanderson Rodrigo Farias Ferreira 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NATAL-RN 

2015 

Moderna

  • Renascimento

O renascimento foi o período entre 1300 e 1650. Nesse período ocorreram avanços nas ciências, artes e literatura. Na idade média existiam os conceitos do ser divino, e o renascimento propunha exatamente o contrário, que era a valorização do homem e natureza.

A racionalidade foi uma forte característica do Renascimento, junto com o ideal Humanista, o Rigor Científico e a reutilização das artes greco-romanas.

A arquitetura era simples e as construções possuíam arcos de volta-perfeita. A pintura e escultura começaram a ser autônomas. O Brunelleschi foi um dos principais artistas renascentista. Era escultor, arquiteto e pintor.

Os principais pintores do renascimento foram: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Botticelli e Rafael. As pinturas foram marcadas principalmente pelo uso do claro-escuro e da perspectiva.

As esculturas possuíam profundidade e perspectiva, representando o homem tal como ele é.

  • Maneirismo

O Maneirismo surgiu em Roma, paralelamente ao renascimento, entre o ano de 1520 até 1610, mais ou menos. É considerado uma transição entre o renascimento e o barroco.

Na arquitetura a forma da luz e decoração é mudada nas igrejas. Deixando de lado o que era usado no renascimento clássico. Um exemplo é o uso de guirlandas de frutas e flores. Alguns arquitetos foram: Palladio e Bartolomeo Ammanati.

A pintura maneirista representa o irreal. Muitos corpos se comprimindo num espaço reduzido; formas alongadas dos membros, contrariando o que era feito no renascimento.

A escultura segue o mesmo estilo. A realidade se distancia, dando lugar ao que é totalmente irreal, junto ao exagero de detalhes.

  • Barroco

O Barroco foi originado na Itália, no século XVII, e se espalhou por toda a Europa e também na América. O barroco acabou com o racional acima de tudo, como era no renascimento. Na arte barroca predominam as emoções.

A pintura barroca é realista e abrange todas as classes sociais. Sempre escolhendo a maior cena dramática. Alguns grandes pintores foram: Andrea Pozzo; Velázquez; Caravaggio.

As esculturas são dominadas por linhas curvas e por expressões dramáticas, desconhecidas no renascimento.

  • Rococó

O Rococó foi um estilo artístico surgido na França, no século XVIII. Usado no início em decoração de interiores, os seus temas eram cenas da mitologia, da vida erótica e galante.

Na arquitetura, o rococó era usado inicialmente apenas como decoração. Eram usadas cores mais suaves e luzes difusas. Os tons pastéis tomavam conta do ambiente.

Na escultura, os principais artistas foram: Ignaz Gunther e Johann Michael Feichtmayr.

O Rococó era quase que exclusivo para a decoração, mas começaram a surgir pintores, como por exemplo: Antoine Watteau e François Boucher.

Contemporânea

  • Neoclassicismo

O Neoclassicismo surgiu entre os anos de 1780 e 1830, expressando os valores da nova burguesia francesa, com o Império de Napoleão. A arte passa a ser entendida como a imitação da natureza e o retorno ao passado é concretizado, ao imitar modelos greco-latinos.

A arquitetura neoclassicista é inspirada nos templos greco-romanos. Assim como a pintura foi inspirada no clássico grego e no renascimento italiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (177.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com