TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Comunicação (Anhembi Morumbi)

Por:   •  5/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

André Vianna Francisco

Atividade 1: Comunicação

Gêneros discursivos e preconceitos linguísticos

        Toda a nossa comunicação é realizada através de um gênero do discurso, seja a mesma falada ou escrita. Cada indivíduo tem a possibilidade de utilizar diversos gêneros discursivos em seu processo de comunicação, vale destacar que esse “catálogo de gêneros” pode até ser classificado como ilimitado, conforme Bakhtin afirma em diversos textos relacionados a esta temática. Podem ser definidos como gêneros discursivos: textos formais, textos informais, textos verbais, textos não-verbais, texto visual, textos didáticos, poema, texto literário, entre outros.

        Os gêneros sofrem modificações e transformações diversas, principalmente em um país como o Brasil, que possui uma grande região geográfica contemplada com múltiplas culturas. Em uma breve pesquisa na internet, identifica-se que a maioria dessas variações ocorrem em conversas informais entre indivíduos de uma mesma localidade e em textos regionais que expressão a culturas locais.

        O Nordeste apresenta um legado cultural extremamente significativo e até mesmo pode ser considerada como a região mais nacional do país. Mesmo assim, sua visão entre os indivíduos é caracterizada pela seca, fome e miséria, ou seja, uma região subdesenvolvida. A forma em que se comunicam é singular e não se preocupam em seguir a língua padrão. A literatura de cordel é um grande exemplo textual que apresenta uma linguagem específica da região, além de retratar histórias populares ocorridas em terras nordestinas.

Infelizmente os Nordestinos sofrem de preconceitos diversos, não se limitando apenas em manifestações culturais como também ao sotaque. Precisamos reconhecer que a diversidade, a identidade de cada região é extremante importante para o desenvolvimento do país. Identifico que, por meio de uma ação conjunta, devemos lutar para reconhecer e valorizar a identidade de cada região do Brasil.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (21.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com