TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biblia, TULIP

Por:   •  4/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 6

Olá boa noite! 

      A minha mãe me pediu para lhes encaminhar este email, com principalmente as Cinco Solas e a TULIP. Desculpa a demora e horário (é porque eu estava escrevendo). Talvez fique um pouco extenso por que decidi, como introdução ao assunto, contar um pouco acerca da história do pensamento cristão, até chegarmos ao assunto propriamente dito, pois assim seria melhor para a compreensão, e antes que eu esqueça... a Paz de Cristo!!!

      Antes de mais nada, é importante atestar para o período patrístico (dos pais da igreja) sendo o início do pensamento protestante e o porquê das solas e a TULIP (se já conhece a história desconsidere). 

      Resumidamente, depois de Jesus ter ressuscitado surgiram muitas heresias (que são verdades bíblicas sutilmente distorcidas), como foi o caso dos gnósticos que tinham até uma sucessão apostólica paralela. Isso foi trabalhado no período apostólico (Paulo – o último apóstolo - por exemplo escreveu muito acerca dos gnósticos), mas continuava a se espalhar. Então para resolver esse problema, pensadores que estudavam a bíblia surgiram (Justino Mártir, Irineu de Lion, Tertuliano, Atanásio, Agostinho de Hipona) esses são os primeiros teólogos. Obs: Um dos nomes mais importantes foi o de Agostinho, que foi o precursor de muitas doutrinas cristãs.

      Os primeiros concílios (reuniões) ecumênicos (com todos os tipos de pensadores cristãos da época) começaram então a serem feitos para ditar o que era sã doutrina e o que era heresia (um importante concílio é o de Nicéia - onde criaram a doutrina da Trindade). Nesses concílios também começou a se discutir a respeito da Soteriologia (O estudo de como funciona a salvação).

      Então como sabemos a igreja foi atrelada ao estado romano, sendo agora uma igreja católica (universal) toda a cultura romana da época foi anexada a ela. (Como por exemplo o natal, o domingo como dia sagrado, o expansionismo, etc)

      Padres pregavam que era necessário ser zeloso na igreja e praticar boas obras para serem salvos. Chegou determinado momento que a igreja começou a vender peças "sagradas" a fim de se comprar a salvação (indulgencias). E isso durou anos, até um monge alemão que era extremamente zeloso em todas as suas orações e trabalho na igreja entrou em conflito com o sistema eclesiástico. Sendo ele Martinho Lutero, escreveu "As 95 teses" documento que ia contra as práticas da igreja e o pregou na porta da igreja do castelo na Alemanha. Todo o clero foi contra, mas alguns outros pensadores se juntaram a ele. Entre as teses estava uma questão antiga (do tempo de Agostinho) que era a questão da salvação. Martinho Lutero começou a ganhar aliados nessa causa até que foi excomungado da igreja. Mas continuou seus trabalhos, tendo em vista a volta as escrituras sagradas em detrimento da tradição (Ele traduziu a bíblia para o Alemão e é basicamente o pai do protestantismo).

      Até que baseado no livro de Romanos e em alguns textos patrísticos, escreveu as “Cinco Solas” ou “Cinco Somente”. Que nada mais é do que cinco pontos básicos que um cristão necessita para a salvação, indo mais uma vez contra a doutrina católica de justificação através das obras, e também afrontando o pensamento universalista (doutrina que fala que todos serão salvos, defendido por Clemente de Alexandria e Orígenes)

       E as Solas são:

Sola fide (Somente a fé):

Somos justificados não pelo zelo a igreja ou por boas obras, mas pela fé em Cristo Jesus. (Rm 3:21-23)

Sola scriptura (Somente a Escritura):

A tradição por ela mesma nos leva a pecar, mas a bíblia tem que ser nossa regra de prática. (Lc 4:4)

Solus Christus (Somente Cristo):

Só Jesus Cristo nos proporciona a salvação, assim como media nossas causas diante do Pai (I Tm 2:5).

Obs: Essa doutrina fala também que não há mais sacerdotes (fazendo ligação do povo com Deus), pois todo cristão é sacerdote (I Pe 2:9) e através somente de Cristo alcançamos a santificação. O que não exclui os ministérios eclesiásticos para edificação do Corpo.

Sola gratia (Somente a graça):

Só pela graça dada por Deus as pessoas é que podemos ser salvos. Todos pecaram e devem morrer, mas Deus concede um “presente de vida” (Ef 2:8)

Soli Deo gloria (Glória somente a Deus):

Se a salvação vem de Deus e não é por mérito humano, então toda glória deve ser dada a Deus e não ao nosso esforço. (Sl 50:22)

      A reforma protestante teve três principais movimentos: Luteranismo (Baseado nas obras de Lutero), Calvinismo ou Reformados (Baseado nas obras de João Calvino) e os Anabatistas (corrente radical que rebatizava todos os adeptos).

      No mesmo momento que o Luteranismo se levantava na Alemanha, João Calvino surge em Genebra (Suíça). Ele acreditava que a igreja católica estava perdida e que não havia outra solução a não ser ter uma nova igreja totalmente renovada. Como um exímio pensador (Calvino era mais acadêmico, ao passo que Lutero era mais criativo e popular) também escreveu muito acerca das doutrinas eclesiásticas e soteriologia. Então 54 anos depois de sua morte o Sínodo de Dort (reunião na Holanda) com vários teólogos e pensadores pegaram seus escritos e formularam o que hoje é conhecido como “TULIP” em inglês ou “Os cinco pontos do Calvinismo” que fala sobre a PREDESTINAÇÃO (que é um pouco difícil de entender no começo, mas depois se mostra biblicamente correto). Isso aconteceu por que um professor holandês chamado Armínio (tido como herege) declarou que a graça de Deus é alcançada quando o ser humano aceita a Cristo (ou seja, o homem decide ser salvo ou não). E isso se tornou uma corrente muito forte chamada Arminianismo ou Remonstrantes (hoje a maior congregação arminiana é a Assembleia de Deus). Então o calvinismo surge para dizer que Deus escolheu quem vai ser salvo e não o homem. (A maior congregação Calvinista hoje é a Presbiteriana).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com