TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.518 Palavras (15 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

MÔNICA CANAL BRAVIM

NAYARA SOARES LEITE

NÍCHOLAS FEHLBERG DOS SANTOS

PAULO ANDRÉ PRATA DECOTÉ

CIENCIA DA INFORMAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

SÃO MATEUS

2014

MÔNICA CANAL BRAVIM

NAYARA SOARES LEITE

NÍCHOLAS FEHLBERG DOS SANTOS

PAULO ANDRÉ PRATA DECOTÉ

CIENCIA DA INFORMAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Trabalho realizado pelos alunos do 1º Período de Engenharia Química, apresentado à disciplina de Ciência da informação, ministrada pelo professor Marcelo Silveira Bacelos.

SÃO MATEUS

2014[pic 2]

  1. SUMÁRIO[pic 3]

1        INTRODUÇÃO        3

1.1        BREVE HISTÓRICO        3

1.2        OBJETIVO        4

1.3        JUSTIFICATIVA        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        CONCEITO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO        5

2.2        IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO        11

2.2.1        ASPECTOS GERAIS        11

2.2.2        TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A PETROBRAS        13

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

  1. INTRODUÇÃO

  1. BREVE HISTÓRICO

Um dos principais precursores da área da Ciência da Informação foi Paul Otlet, que refletiu sobre a evolução das práticas bibliotecárias e documentais.

Vannevar Bush, personagem também de extrema importância para a ascensão desta ciência, publicou o artigo “As we may think”, e a partir deste, houve um importante incentivo à produção científica após a Segunda Guerra Mundial e posteriormente o surgimento da documentação é confirmado por meio da identificação do fenômeno da explosão da informação.

Otlet também pensou em uma tecnologia para intercomunicar informações, o que mais tarde se tornaria a rede mundial de computadores e o hipertexto. O hipertexto por sua vez influenciou a estrutura textual associativa, dinâmica, interativa e flexível do World Wide Web (WWW), para mais tarde substituir estruturas clássicas por estruturas mais ricas e mais complexas proporcionando um número infinito de caminhos, abertos a todas as navegações e interligando múltiplos objetos.

É neste período, compreendido desde o pós-Segunda Guerra Mundial até a contemporaneidade, que mudanças foram impulsionadas na sociedade no que diz respeito ao acesso à informação e à construção de conhecimento. A Ciência da Informação, que emergiu e se consolidou nessa conjuntura, contribui para os estudos teóricos e práticos acerca dos processos que compõem o fluxo infocomunicacional, quais sejam: a produção, a representação, a organização, o armazenamento, a preservação, a disseminação, a recuperação, o acesso, o uso e a apropriação da informação nas mais variadas ambiências informacionais. Nessa perspectiva, entendemos que as tecnologias sempre permearam esses processos e estão diretamente relacionadas à Ciência da Informação em seu desenvolvimento histórico-evolutivo. Dessa forma, faz-se necessária a investigação das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito deste campo científico com o intuito de construir uma sociedade do conhecimento igualitária e de proporcionar melhorias para o acesso à informação e para a construção de conhecimento.

  1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho visa apresentar o conceito de Ciência da Informação e também discutir a contribuição desta para a indústria dentro da área de Tecnologias da Informação e Comunicação.

  1. JUSTIFICATIVA

Pode-se constatar a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação durante a evolução da Ciência da Informação, bem como o investimento no desenvolvimento e estudo das mesmas, visando os benefícios que tais tecnologias podem proporcionar para os profissionais da informação. Portanto, é notória a relevância deste tema escolhido para objeto de estudo deste trabalho.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. CONCEITO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Desde sua criação, a Ciência da Informação (CI) passa por uma crise de identidade marcada pela dificuldade de definir claramente suas fronteiras com outras disciplinas. Por se tratar de uma ciência interdisciplinar, seus conceitos encontram-se atrelados a diversos outros conceitos tornando complexa uma definição precisa do tema. Considerada uma ciência emergente, enfrenta novos desafios impostos pelo processo de globalização e pela sociedade da informação, isto é atrelado também à interferência das novas tecnologias, o que coloca no centro de todas as questões os problemas relacionados à informação que, em tese e na prática, têm sido seu objeto de estudo.

Os principais pesquisadores da área admitem que sua origem como disciplina e atividade profissional teve como marco o incremento científico ocorrido após a segunda guerra mundial, que gerou o fenômeno da explosão da informação, a necessidade de controle bibliográfico, o surgimento das indústrias e dos serviços de informação.

Desde então, as preocupações intelectuais da área voltaram-se para a tentativa de encontrar uma configuração teórica que sustente os discursos e as práticas informacionais, e criem uma identidade de pesquisa própria para área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (227.9 Kb)   docx (999.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com