TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  1.277 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

O PODER DAS MÍDIAS NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES

Alyne Domingues Lima

RESUMO

Por todo o Brasil, as manifestações ocorridas em junho de 2013 foi um fato importante para a história do Brasil. A tecnologia impulsionou um movimento a fim de que as pessoas exercessem a sua cidadania e levando mais milhares de pessoas às ruas. Este trabalho vem contribuir para compreender a importância que foi dada às manifestações pelos veículos de comunicação, tanto da mídia tradicional quanto das novas mídias. Para a realização deste artigo, foi necessário a leitura de publicações na mídia sobre o tema e discursos utilizados por essas publicações.

Palavras-chave: manifestações, redes sociais, sociedade, comunicação.

 

  1. INTRODUÇÃO
    As manifestações que aconteceram em junho de 2013 no Brasil foi um marco na história nacional, onde a sociedade resolveu ir às ruas para reivindicar os seus direitos civis, saindo do universo virtual e movimentando toda a mídia nacional.

O tema foi bastante debatido e ainda nos traz à memória sobre todo o ocorrido em 2013. Neste trabalho foi realizada uma análise sobre o impacto das manifestações sobre a mídia e se isso foi favorável ou desfavorável.

Os protestos receberam destaque nas redes sociais, o que se tornou o assunto principal da época. De um lado, jornais e revistas anunciavam os fatos sob um ponto de vista, privilegiando apenas um lado, enquanto outro lado usava as mídias para manifestarem as suas opiniões. Dessa forma, muitas foram as visões para analisar um mesmo assunto.

A população brasileira, através destas manifestações, queria que o governo percebesse que nós somos uma sociedade que desejamos uma democracia justa, fazendo com que os políticos tenham que cumprir com as reinvindicações que a sociedade pede há tanto tempo.

Esse trabalho irá acrescentar sobremaneira na formação profissional, ao contribuir com a compreensão de assunto tão relevante e que influenciou todo Brasil.

  1. AS MANIFESTAÇÕES DE JUNHO DE 2013

Tudo começou quanto habitantes da cidade de São Paulo foram às ruas contra o aumento da passagem de ônibus na cidade. Esses movimentos tiveram a grande repercussão que tiveram auxiliados pela mídia, onde através de imagens e ideias de internautas outras pessoas compartilhavam em suas redes.

Milhares de pessoas foram às ruas para reivindicar seus desejos de diversas maneiras. Conforme informa o site Wikipedia:

Inicialmente restrito a pouco milhares de participantes, os atos pela redução das passagens nos transportes públicos ganharam grande apoio popular em meados de junho, em especial após a forte repressão policial contra os manifestantes, cujo ápice se deu no protesto do dia 13 em São Paulo. Quatro dias depois, um grande número de populares tomou parte das manifestações nas ruas em novos diversos protestos por várias cidades brasileiras e até do exterior. Em seu ápice, milhões de brasileiros estavam nas ruas protestando não apenas pela redução das tarifas e a violência policial, mas também por uma grande variedade de temas como os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral. Os protestos geraram grande repercussão nacional e internacional.[8]

Segundo Castells (2013), estes movimentos seguiram o modelo que já haviam ocorrido em vários outros países, como a Primavera Árabe, as revoluções na Tunísia, no Egito e em outros países do Oriente Médio.

A insatisfação dos brasileiros com os rumos que o país seguia, sendo no aumento dos impostos, ou na falta de investimentos em educação e saúde, fez com que a vontade de ir as ruas se tornasse maior. De acordo com Castells, por ser um espaço autônomo, esses movimentos vão muito além do controle das empresas e governo, pois estes não aceitaram nenhum tipo de ligação partidária para levar as manifestações adiante.

Diante disso, foi possível ouvir a voz do povo brasileiro nas ruas, se mobilizando e procurando respostas aos seus direitos, com manifestações pacíficas de uma sociedade que é baseada na democracia. Segundo Castells, “a democracia tem sido sequestrada por profissionais da política”, que é trocada pelo mercado de votos em período de eleições.

Naquele momento, as pessoas despertaram uma consciência política, para a possibilidade de se fazer história com as próprias ações, mesmo com a grande mídia não legitimando o movimento e taxando os manifestantes como “vândalos”.

Sendo assim, com a ajuda do crescimento dos meios de comunicação, as pessoas podem exercer ainda mais os seus direitos e em contrapartida, os políticos perdem espaço com discursos de promessa, que vem sendo a cada dia mais contestado pelos brasileiros.

  1. O PAPEL DA INTERNET NA PROPAGAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES

A internet possuem muitas redes sociais, que oferecem debates e eventos abertos, onde todos os que tenham meios podem participar de informações de qualquer assunto. Ela se tornou uma grande ferramenta para a propagação das grandes manifestações. E por isso os protestos aconteceram de forma bem expressiva e compreensível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com