TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Tese: Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  Tese  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 4

O QUE COMUNICAÇÃO?

Comunicação e a capacidade de trocar ou discutir idéias de dialogar com vista ao bom entendimento entre pessoas. É a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado. Pois a comunicação está contida no nosso ambiente social.

Algumas formas de comunicação: o emissor, o receptor, a mensagem, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza e também as formas de comunicação que recorrem a sistemas de sinais não linguísticos, como gestos, expressões faciais e imagens, são denominadas comunicação não verbal.

COMO ACONTECE A COMUNICAÇÃO?

A comunicação promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas.

Cada pessoa, que passamos a considerar, portanto, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, tudo que trás consigo para transmitir para outra pessoa.

O processo de comunicação prevê, a existência mínima de um emissor e de um receptor para se comunicar. Podendo ser com um grupo de amigos, no trabalho, escola, nas ruas, etc.

COMO MELHORÁ-LA?

A comunicação para ser eficaz é necessária levar em consideração vários aspectos, como cultura, nível social e contexto. Ter bom tom de voz e dicção, falar claro e pausadamente, ser objetivo, usar exemplos para melhorar os argumentos, ter postura, ter cuidados com muitos gestos com as mãos, confiança e segurança no que fala, são palavras que nos fortificam e nos ajudam a melhorar a ter uma boa comunicação.

DE QUE FORMA A COMUNICAÇÃO PODE SER PIORADA?

A má comunicação pode afetar o dia a dia de qualquer indivíduo, gerando conflitos em qualquer ambiente, deixando má impressão.

A falta de comunicação entre pessoas pode ser piorada por diversos motivos entre elas podem ser: de pessoa para pessoa, por um email, telefonema, por falta de conhecimento, entrosamento, conflitos pessoais e profissionais, por falar demais e na hora errada, falta de atualização no mercado de trabalho, falta de estudos, etc.

ESTABELEÇA UM CASO E FAÇA UMA COMPARAÇÃO ENTRE O QUE VOCÊ FEZ E O QUE VOCÊ FARIA HOJE.

(parar para analisar aonde foi o erro; o modo de perceber as pessoas; linguagem errada; modo de percepção; como eu posso mudar/ auto corrigir).

(Pegamos um exemplo de um dos integrantes do grupo para exemplificar).

Estabelecemos um exemplo onde ocorreu uma falha dentro de empresa. Em um cargo hierárquico de gerenciamento ocorrem muitas falhas na comunicação para a equipe, gerando às vezes conflitos e desentendimentos entre os colaboradores da mesma. Onde trabalhamos diretamente com o público solucionando e atendendo problemas de clientes em um Home Center. Como colaboradora da empresa, passei um problema de cliente para ser resolvido para meu gerente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com