TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Seminário: Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Seminário  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

Comunicação

Definições: Comunicação é o processo pelo qual o ser humano expressa suas ideias , emoções e sentimentos ao meio externo. Para a semiótica, que é a ciência geral dos signos e da semiose, que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de materialização do pensamento/ sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas.

“É impossível, não se comunicar: atividade ou inatividade, palavras ou silêncio, tudo possui um valor de mensagem”. Paul Watzlawizk

Formas de se comunicar

Comunicação Verbal: Refere-se à palavra expressa por meio da fala ou escrita.

Comunicação não verbal: Não estará associada às palavras e ocorre por meio de gestos, silêncio, expressões faciais, postura corporal, etc.

Tipos de Comunicação

Existem diversos tipos de comunicação. Descartaremos aqui cada tipo é utilizado em um local específico , e não confundir o local, a pessoa e o assunto é importante. Ao se comunicar nas redes sociais o uso de gírias é comum e o inverso disso é válido para o local de trabalho.

Comunicação intrapessoal : É a comunicação que a pessoa faz consigo própria, através de seus pensamentos e reflexões sobre os diversos assuntos que envolvem sua pessoa como personagem da situação.

Comunicação interpessoal : A comunicação interpessoal, é aquela com a qual é promovido o diálogo entre duas ou mais pessoas, ocorrendo a troca de informações , ideias e aprendizado.

Comunicação Terapêutica: Este tipo de comunicação é utilizado mais frequentemente por alguns profissionais no ambiente de trabalho, dependendo da profissão do local onde o mesmo é realizado.

Comunicação Técnica : É aquela que utiliza símbolos de linguagem para tornar comum o dialogo entre profissionais que realizam o mesmo trabalho.

Oratória: A oratória é utilizada desde a Roma e Grécia Antiga, quando os grandes filósofos se postavam em praça pública e falavam aos ouvintes.

Comunicação por Meio das Redes Sociais e Profissionais : As pessoas se comunicam pela internet por meio das redes sociais de forma globalizada, utilizando fermentas como facebook, twitter e Orkut. Estes canais de comunicação possuem o objetivo de interação pessoal com amigos e parentes.

Comunicação em Larga escala (de massa) : Esse tipo de comunicação é aquele em que é fornecido ao publico de informações a respeito dos acontecimentos em geral desde o local onde a pessoa reside até o mundo globalizado.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »