TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Linguagem

Seminário: Comunicação E Linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Seminário  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

A coesão textual

Juntamente com a coerência, a coesão é a responsável por manter a continuidade significativa do texto; é por causa delas que um texto pode ser definido como uma unidade de sentido.

Maria Luiza Monteiro Sales Coroa apud. Brasil (2008, p. 117), compara os “Enquanto a coerência “combina” os textos com seu anterior, com a situação sócio comunicativa com suas finalidades, com seu contexto, a coesão “combina” os textos no seu interior, ligando as partes de maneira a formar um todo. Esses dois aspectos de construção textual – a coerência e a coesão são responsáveis pela interpretação significativa e coerente de um texto.”

A coesão pode, portanto, ser considerada parceira da coerência nos objetivos de fazer um texto ter sentido porque ela colabora para a interpretação do mesmo.

Antunes (1996, p. 50-51) acrescenta:

“A coesão e a coerência são dados, na distribuição dos princípios da textualidade, como centradas no texto, diferentemente, por exemplo, da intencionalidade e da aceitabilidade que convergem para sujeitos da interação [...] a coesão e a coerência são propriedades textuais em condição de forte inter-relacionamento.”

A coerência responsável pela continuidade dos sentidos no texto se apresenta como resultado de uma complexa rede de fatores de ordem lingüística, cognitiva e interacional. Pode haver textos destituídos de elementos de coesão, mas cuja textualidade se dá no nível da coerência, ou seja, enquanto a coesão está apenas sinalizada, a coerência e construída pelos usuários.

A coesão é interna ao texto e refere-se a elementos lingüísticos propriamente ditos, utilizados e manifestados no texto. Embora se trate de uma relação semântica, ela é realizada – como ocorre com todos os componentes do sistema semântico – através do sistema léxico-gramatical. Há, portanto, formas de coesão realizadas através da gramática e outras, através do léxico.

Murrie (2000, p. 3-5) trata do assunto:

“A coesão [...] ligada ao todo as relações autor/ texto/ receptor é um fenômeno localizado, explicito, com marcas lingüísticas evidentes, fáceis de serem apontadas. Diz respeito a ligação das partes de um texto, as relações entre seu segmentos [...] é a ligação, a relação entre as palavras, expressões ou frases do texto, de forma sempre marcada, com o que se pretende construir um determinado sentido.”

Ela não constitui condição necessária nem suficiente para que um texto seja um texto, o uso de elementos coesivos dá ao texto maior legibilidade, explicitando os tipos de ralações estabelecidas entre os elementos linguísticos que o compõem.

Antunes (1996, p. 45-46) define duas funções para a coesão:

“Uma primeira função da propriedade da coesão é definida: prover e assinalar a continuidade da organização superficial do texto [...] uma segunda função da coesão o estabelecimento dos fundamentos macroestruturais do texto, com referencia aos quais se pode, mais facilmente, promover, indicar e recuperar a unidade tópica do texto.”

A formação dos nexos coesivos assegura a continuidade do texto. A relação subjacente que integra e encadeia tais nexos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com