TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e linguagem

Tese: Comunicação e linguagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTAdo

bacharelado administração

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

2010

comunicação e linguagem

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comunicação e Linguagem.

Prof. Marcelo Silveira

2010

INTRODUÇÃO

Existem vários tipos de comunicação: as pessoas podem comunicar-se pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, por e-mails, internet, etc.; uma empresa, uma administração, até mesmo um Estado podem comunicar-se com seus membros por intermédio de circulares, cartazes, mensagens radiofônicas ou televisionadas, e-mails, etc.

Toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e se constitui por um certo número de elementos, entre eles: emissor, receptor, código, canal e mensagem. (Heidi Strecker)

Este trabalho tem como finalidade, observar, diferenciar e entender os diversos tipos de correspondência empresarial e como principal objetivo, estudar as diferenças entres os textos escolhidos, com suas respecitivas características e considerações, apresentando brevemente seus fundamentos e aplicações.

Escolhemos três textos diferentes, os quais iremos estudar e com o aprofundamento necessário, aprender suas normas técnicas, bem como o seu desenvolvimento.

Tendo como base, além das tele-aulas da matéria, o livro “Comunicação e Linguagem” (Heidi Strecker, ed. Pearson Education), e “Redação Empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização” de Mirian Gold, amplas pesquisas em sites especializados da internet entre outros materiais.

A comunicação é intrínseca à toda atividade empresarial. É através da comunicação que as informações são processadas dentro das organizações e passam a constituir a base para a tomada de decisões dos Administradores. Além disso, é ela que permite a interação nos ambientes externo e interno das corporações.

No caso da comunicação escrita (que, dentro do ambiente das organizações podemos chamar de redação empresarial), a melhoria buscada para que a troca de informações se dê de maneira mais eficaz passa pela adoção de uma estruturação textual mais objetiva, direta e concisa. Nesse sentido, para adaptar-se à nova tendência comunicacional do mercado, é necessária uma mudança na utilização da linguagem, a fim de que seja possível agilizar o processo de comunicação.

Dessa forma, neste novo cenário empresarial, uma redação inadequada, que apresente incorreções contextuais, ortográficas e gramaticais, fará com que os documentos e as correspondências percam sua eficácia; poderão ocorrer mal-entendidos, principalmente, os objetivos deixarão de ser alcançados

A seguir apresentaremos três textos técnicos, os quais teceremos algumas considerações.

PROCURAÇÃO

Outorgante: Paulo Manoel da Silva, brasileiro, solteiro, metalúrgico, inscrito no CPF sob o nº 123.456.789-00, e no RG nº 012435412, residente e domiciliado à Rua Barão do Rio Branco, 63, Centro, na cidade de Itapetinga-Ba.

Outorgado: José Bernardo da Cruz, brasileiro, solteiro, advogado, inscrito na OAB-BA sob o nº 17.995, com escritório profissional à Rua Benigno de Azevedo, Centro, na cidade de Itabuna-Ba.

Poderes: Plenos poderes, inclusive os das cláusulas “AD JUDICIA” e “AD NEGOTIA”, para o Foro em geral, representá-lo(a) junto a Repartições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, Secretaria da Receita Federal, Cartórios, Tabeliães e Registro de Imóveis, Justiça Eleitoral, órgãos particulares, audiências, Juízo, Instância ou Tribunal receber citações, notificações e intimações, requerer, retirar, assinar e apresentar documentos, alegar e prestar declarações e informações, mover ações judiciais, constituir advogado, defender seus direitos e interesses, resolver e assinar tudo que for referente a heranças, inventários e partilha de bens, receber benefícios, renovar/atualizar/regularizar/recadastrar CPF e título de eleitor, comprar/vender/negociar/transferir ações no mercado de ações, comprar, vender, transferir e alugar quaisquer bens móveis e imóveis, semoventes, inclusive veículos, assinar, receber e outorgar quaisquer escrituras de compra e venda e cessão inerentes, e documentos de transferência, guias, administrar bens, assinar contratos, adjudicar, concordar, discordar, desistir, transigir, contratar, assinar e ratificar quaisquer termos e compromissos, receber e dar quitação, bem como representá-lo(a) em quaisquer estabelecimentos bancários, inclusive Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, com a finalidade de abrir, movimentar e encerrar contas, emitir, endossar, descontar e assinar cheques, fazer depósitos, retiradas, transferências e aplicações, solicitar extratos de contas e talões de cheques, enfim, praticar todos os atos legais necessários ao fiel cumprimento do presente mandato.

Itabuna-Ba, 19 de março de 2010.

Paulo Manoel da Silva

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA

SANTOS E SOUZA LTDA

CNPJ 01.318.444/0001-04

Aos dezoito (18) dias do mês de março de 2010, as quinze (15:00) horas, na sede social, sita nesta capital, à rua Expedito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com