TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Basicos De Processos

Artigo: Conceitos Basicos De Processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITOS BÁSICOS DE PROCESSOS

QUESTIONÁRIO

1) Definir PROCESSO

Processo é o conjunto de equipamentos, escolhidos pelas suas funções específicas e interligados de modo a possibilitar a transformação de uma matéria-prima em um produto de interesse, de forma econômica, segura e em escala comercial.

2) Qual a relação entre os termos PROCESSO QUÍMICO e OPERAÇOES UNITÁRIAS? Explicar detalhadamente.

Os processos químicos podem ser constituídos por uma sequência de etapas muito diferentes, que têm princípios fundamentais independentes da substância que está sendo operada e de outras características do sistema. No projeto de um processo, cada etapa a ser usada pode ser investigada individualmente. Algumas etapas são reações químicas, enquanto outras são modificações químicas. O conceito de operação unitária está baseado na filosofia de que uma sequência amplamente variável de etapas pode ser reduzida a operações simples, ou a reações, que são idênticas independentemente do material que está sendo processado.

3) Quais os principais TIPOS (casos) de OPERAÇÕES UNITÁRIAS?

Dar dois exemplos de cada tipo

Os principais tipos de operações unitárias são: Operações mecânicas como por exemplo fragmentação (operações com sólidos)e escoamento (operações com fluídos); transferência de calor, tendo como exemplo condensação e ebulição; transferência de massa como destilação e cristalização

4) Diferenciar os sistemas quanto ao Regime de Operação

Há três formas distintas de um regime ser operado: a operação em batelada, que consiste em um sistema alimentado em que os produtos são todos retirados de uma só vez, no início e no fim do tempo de processo, respectivamente.Assim esse processo se comporta como um sistema fechado. Geralmente, esta estratégia de operação é usada para produzir pequenas quantidades de especialidades químicas, produtos sazonais ou feitos por encomenda. Temos também a operação contínua, em que como o próprio nome diz, há continuamente a passagem de massa através das fronteiras do processo através das correntes de entrada e de saída, sendo assim um sistema aberto, característica de grandes volumes de produção como no refino do petróleo. Por fim, existe a operação semi-batelada ou semi-contínua que é definida por qualquer processo que não é operado em batelada ou em regime contínuo. Um exemplo de processo em que este é usado é aquele em que uma massa de líquido é alimentada em um reatore gás é borbulhado durante um certo tempo através do líquido, e ao final, a passagem de gás é interrompida e o líquido retirado do reator

5) Conceituar / definir:

a- Reciclo: É uma corrente que retorna parte ou a totalidade da massa de um ponto avançado do processo para outro em uma posição pela qual esta massa já tenha passado. Elas servem para a recuperação de reagentes não consumidos na etapa de reação, para a recuperação de catalisador que seja arrastado para fora do reator, etc.

b- By-pass: Essas correntes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com