TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção do Consumidores Sobre Embalagens de Tapioca

Por:   •  24/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.430 Palavras (10 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FORMULÁRIO DO PROJETO DE PESQUISA¹

 TRABALHO ACADÊMICO

BIANCA DOS SANTOS RIBEIRO

MICHELLE CRISTINA BESPALHOK

ORIENTADORA MICHELLE SPRANDEL

PESQUISA DE MERCADO: PRÉ-PROJETO

ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE EMBALAGENS DE TAPIOCA

ÁREA DE CONHECIMENTO

Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação

Subárea de conhecimento: Publicidade e Propaganda

Grupo de pesquisa e respectiva linha: Comunicação, Memória, Apelo estético e Funcional.

RESUMO

A linha de produção de um determinado produto, preocupa-se desde sua matéria prima até seu ponto final, sendo um desses processos, o empacotamento. Invólucro, cobertura, envoltório, embrulho, seja qual termo utilizamos, a embalagem, é em si, um método de conservar o produto, se possível, intacto até a entrega do mesmo ao cliente. Por via, analisamos que a embalagem pode constituir-se também como um ponto de relacionamento com consumidor, tornando sua utilidade mais ampla. Diante dessa identificação, o presente trabalho visa tratar sobre a relevância da embalagem como meio de comunicação, explorando como problema de pesquisa os elementos que compõem esse conteúdo, colocando em pauta, a percepção do consumidor. Essa pesquisa caracteriza-se por um conhecimento científico, de forma aplicada, onde sua estrutura se dará por meio de uma metodologia exploratória. Visamos estudar a opinião dos consumidores sobre a embalagem de um determinado produto, buscando como desfecho de pesquisa a identificação de uma nova embalagem que resulte na fixação da marca.

Palavras Chaves: Embalagem. Ponto de relacionamento com consumidor. Fixação da marca.

INTRODUÇÃO

A embalagem é um item fundamental, pois além de sua principal função de proteger o produto, ela pode transmitir o interesse que a empresa tem referente as preferências dos seus clientes, como uma embalagem que evite os desperdícios, facilite o deslocamento, viabilize a praticidade do preparo, enfim, satisfazer necessidades do consumidor, para que eles sejam motivados a utilizar a marca, tornando–se essencial para a sua fidelização. A partir deste e de outros fatores, reconhecemos a importância que a embalagem tem em relação a venda e fixação de uma marca. Um exemplo seria o momento em que, o produto é exposto ao lado de outros que são do mesmo segmento, ele tem apenas segundos para chamar a atenção do consumidor, portanto diante de tantas variedades, o importante é saber utilizar este instante perceptivo da melhor forma possível. Com base nestas informações, esta pesquisa visa uma análise prática sobre qual seria a melhor embalagem para um terminado produto. Para chegar a tal resposta e ampliar nossos conhecimentos sobre o assunto, antes de tudo, seria necessário entender um pouco mais sobre o produto em si, sendo ele a tapioca. Em resumo, este quitute é uma receita nacional que nos foi passada pela cultura indígena, muito consumida no Norte e Nordeste do Brasil, produzida a partir do amido da mandioca, como explica a chef carioca Teresa [1]Corção. A tapioca é livre de glúten, sal e gordura hidrogenada, tornando-se uma opção para substituir o pão, pois além deste benefício ela ajuda a melhorar a circulação sanguínea, e é uma fonte de fibras o que ajuda na digestão e no funcionamento do intestino entre outros. Esta mercadoria conquistou os centros comerciais, sendo produzida com uma variedade de recheios doces e salgados. Aprofundando mais a busca, detectamos que existem quatro aspectos a serem considerados em embalagens de alimentos de acordo com a [2]Neuza Jorge, sendo eles, a proteção, conservação, informação e conveniência ou serviço. A proteção relaciona-se em manter um produto seguro durante seu transporte. Para uma maior segurança, deve conter um sistema (selos, tampas com anel de ruptura, etc.) que evidência a integridade do produto. A conservação do produto deve refletir a qualidade e a segurança, controlando a umidade, temperatura, luz e possíveis bactérias, ou seja, preservar a vida útil do produto. Neste aspecto, o cuidado com o tipo de material é essencial para não transmitir química ao produto que possa pôr em risco a saúde de quem o consome. O terceiro aspecto apontado pela autora é a informação, que é um ponto relevante para o consumidor no momento de distribuição e venda, pois transmite instruções de armazenamento, manuseio, preço e a identificação do produto.

Por último e não menos importante a conveniência ou serviço, neste está presente a função de aberturas fáceis, possibilidade de fechamento após utilizações, possibilidade de aquecer, e ser adequada a diferentes ocasiões de consumo. Nela também pode conter aspectos para reter a atenção e seduzir o comprador. Todos esses itens são de extrema importância para nossa pesquisa, pois é por meio deles que entenderemos os atributos que chamam a atenção do consumidor. Por fim, após o levantamento dessas informações, aplicamos a pesquisa por meio de uma amostra representativa da população, com a finalidade de entender como o cliente gostaria de receber este produto, buscando identificar qual a embalagem ideal de tapioca para a empresa A Feirinha – Tapiocaria Gourmet.

PROBLEMA

Com as elevadíssimas disputas de mercado entre companhias concorrentes, todo instrumento que serve como uma ponte de divulgação dever ser analisado e empregado de forma positiva em prol da empresa. A embalagem, é um desses instrumentos, Mestriner falar sobre,

“Desenhar embalagem é atuar em um mundo complexo em que a tecnologia, a pesquisa e a ciência trabalham intensamente criando e desenvolvendo processos de conservação e proteção de alimentos, novos materiais, pigmentos, adesivos, sistemas de fechamento e envase, tudo para obter mais eficiência e destaque em um cenário global cada vez mais competitivo. O mundo da embalagem é o mundo do produto, da indústria e do marketing, em que o design tem a responsabilidade de transmitir tudo aquilo que o consumidor não vê, mas que representa um grande esforço produtivo para colocar nas prateleiras o que a sociedade industrial moderna consegue oferecer de melhor. ” (MESTRINER, p.4, 2002)

A partir do momento que se entende a relevância da embalagem em relação ao produto, podemos identificar que ela é essencial para qualquer empresa que queira alavancar sua visibilidade e suas vendas. Examinando o mercado da região de Itajaí, detectamos que certas empresas não se apoderam de forma devida desse meio de comunicação, deixando a desejar na apresentação de suas embalagens. A partir de um estudo exploratório, buscamos responder por meio deste trabalho a questão “Qual seria a embalagem ideal para a tapioca da empresa A Feirinha Tapiocaria Gourmet?” localizada na região de Itajaí. Projetando, portanto, a melhora do reconhecimento da marca pelo consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com