TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO

Trabalho acadêmico: DEFINIÇÃO DE PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................... 02

CAPÍTULO 1:COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL........................................... 03

1.1.Definições de autores sobre comportamento Organizacional............................ ...........03

1.2.Comparativo sobre sistema aberto e sistema fechado................................................ ...03

Capitulo 2: Pesquisa sobre o conceito da Inovação.............................................................04

2.1 Efeito da inovação........................................................................................05

2.2. Informações sobre inovação Organizacional e inovação tecnológica..........................05

CAPITULO 3:TRABALHO EM EQUIPE...........................................................................06

CAPITULO 4:DEFINIR PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO..........................................07

Conclusão.................................................................................................................................07

Referências Bibliográficas......................................................................................................09

Resumo

O conceito de Comportamento Organizacional refere-se ao campo multidisciplinar que estuda o comportamento de indivíduos nas Organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações, disponibilizando para as empresas várias ferramentas relacionadas por comportamento individual ou grupal melhorando seu relacionamento com funcionários e oferecendo diversas maneiras de inovações para a obtenção do sucesso.

Palavras-chave: Comportamento Organizacional, Organizações e Inovação.

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir apresenta algumas definições de o que é Comportamento Organizacional baseada nas definições de alguns entendidos do assunto, uma vez que os próprios divergem sobre sua definição. Há aqui também definições de sistemas abertos e fechados e suas diferenças exemplificadas. Em seguida, foi feita uma pesquisa com cerca de trinta pessoas aleatórias a respeito da definição de inovação segundo o entendimento de cada uma. Segundo as respostas delas, foi feito um levantamento das ideias que mais se repetiram e com isso foi elaborado um texto definindo o conceito de inovação.

O trabalho também apresenta as vantagens de se trabalhar em equipe, os efeitos e resultados presentes quando mais de uma pessoa trabalha com a mesma finalidade: de fazer a empresa crescer, os produtos e os serviços serem cada vez mais procurados, o lucro ser o maior possível e os clientes cada vez mais satisfeitos. Tudo isso é mais facilmente alcançado num bom trabalho feito em equipe, quando todos têm a mesma finalidade e trabalham de forma organizada e bem estruturada.

Para finalizar, há as diferenças entre percepção e comunicação. O trabalho apresenta suas definições distintas e a conclusão chegada ao entender as duas definições.

CAPÍTULO 1 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração que busca preparar os indivíduos para que seja cada vez mais comprometido com sua empresa tanto individualmente como em grupos para estabelecer bons resultados no ambiente de trabalho,na produtividade,na qualidade de seus produtos.

1.1 - DEFINIÇÕES DE AUTORES SOBRE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

Atualmente ainda persistem divergências quanto à conceituação do CO. Para Robbins (1999), trata-se de uma área de investigação sobre a influência que indivíduos, grupos e estrutura organizacional exercem sobre o comportamento dentro das organizações. Por outro lado, Wagner III e Hollenbeck (1999) entendem-no como uma disciplina que busca prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no ambiente empresarial. Enquanto a definição de Robbins mantém uma compreensão do CO centrada num comportamento genérico dentro das organizações, sob a influência exercida por fatores individuais, grupais e estruturais da própria organização, a definição apregoada por Wagner III e Hollenbeck centra-se nos processos de análises do comportamento humano – previsão, explicação, compreensão e modificação - semelhante ao que se estipula como objetivos tradicionais para a Psicologia Industrial/Organizacional.

1.2 - COMPARATIVO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA FECHADO

SISTEMA ABERTO : Sistemas que interagem com seu meio ambiente e sejam influenciados por forças externas.As organizações em contrapartida, são sistemas abertos,influenciados por uma infinidade de forças ambientais, ou inputs,tais como a disponibilidade de matéria- prima,mudanças tecnológicas,concorrência,mudança na escala de valores de trabalhadores, políticas governamentais e assim por diante. A organização transforma esses inputs em produtos e serviços (outputs) dentro das limitações impostas pelo seu ambiente. Num banco, por exemplo, os depósitos podem ser vistos como um input que é transformado (através de registros e políticas do banco) em outputs ao consumidor (empréstimos, financiamentos, etc.). Entretanto, como tendências recentes têm demonstrado este processo é influenciado por vários fatores externos, tais como mudanças nas taxas de inflação, políticas governamentais, atitudes do público consumidor e em outros fatores. Assim as organizações recebem inputs de seu meio ambiente e os transformam em outputs utilizáveis por seus fregueses ou clientes no contexto do seu meio ambiente.

SISTEMA FECHADO : sistemas completamente auto-suficientes,que não envolvam qualquer interação com o meio ambiente. Um Termostato, por exemplo,freqüentemente é visto como um sistema fechado, já q reage a um único fator externo: a mudança da temperatura .um termostato ligado a uma aquecedor irá ligar o aquecedor quando a temperatura do ar cair abaixo de um certo valor ,desligara o aquecedor quando o ar se aquecer a uma temperatura acima daquele valor .Basicamente , nada mais importa .

SISTEM ABERTO SISTEMA FECHADO

Sistemas Aberto Auto-Regulável ‘Células’ Sistemas Estáticos Simples : ‘Estruturas’

Vidas Vegetais Sistemas Dinâmicos Simples: ‘Mecanismo’

Reino Animal Sistema Cibernético Simples: ‘Termostato’

Ser Humano

Organização Social

CAPITULO 2: PESQUISA SOBRE O CONCEITO DA INOVAÇÃO

É uma nova forma de fazer algo. Fazendo de uma forma diferente aquilo que já era feito para obter mais lucro, facilitar o processo, concluir em menos tempo ou gerar novos produtos.

Criar algo ou ter uma idéia diferente que cause impacto nas pessoas ou no mercado

Inovação para mim é tudo aquilo que foge do corriqueiro, do trivial

Inovação é alterar é aperfeiçoar o ciclo das coisas ou usar da possibilidade de guinar um negocio nesse meio.

Tipo, não simplesmente criar algo e fazer dele "algo novo". Mas criar metas desafiadoras. Algo nesse sentido.

É arriscar... Nesse sentido.

Inovação para mim é tudo aquilo que foge do corriqueiro, do trivial

É fazer o novo, fazer mudanças e melhorar o que está parado no tempo.

Inovação significa ideia nova, novidade. Um método novo, um novo objetivo que se difere dos padrões antigos.

Inovação é desenvolver uma atividade, projeto ou ideia ainda não pensados ou realizados por ninguém ou por alguma instituição.

Inovação seria uma maneira de realizar algo de outra maneira que venha a ser mais fácil ou que gaste menos energia, dinheiro, etc. ou simplesmente a criação de algo como um produto que ainda não existe.

Melhorar o que já existe.

Inovação para mim é renovar, recriar... Acredito que seja uma forma de explorar novas ideias de maneira bem sucedida, melhorando significantemente aquilo que já existe ou criando algo que, a seu ver, venha mudar conceitos previamente definidos.

2.1 Efeito da inovação

Efeito da inovação - Inovação é desenvolver uma atividade, projeto ou idéia ainda não pensados ou realizados por ninguém, é também melhorar algo que já existe na empresa, uma inovação pode gerar mais lucros para a empresa com menos consumo de tempo e no dias de hoje, literalmente, tempo é dinheiro.

2.2 Informações sobre inovação Organizacional e inovação tecnológica.

Inovação Organizacional: Não basta ter informação nos dias de hoje, pois isso não vai diferenciar seu trabalho do trabalho de ninguém, uma vez que acesso a informação nos dias de hoje é muito simples. O que diferencia é a inovação, a ideia. Mas não apenas a ideia em si, mas esta ideia colocada em prática, colocada em ação para atingir os objetivos. As idéias podem parecer absurdas, estranhas, mas elas podem trazer mais consumidores ao produto. Em casos de produtos com consumo maior de um determinado tipo de pessoas como, por exemplo, na venda de bebidas alcoólicas fortes que tem um público maior masculino, existem poucas inovações publicitárias para que o número de mulheres que consumam este produto aumente. Ideias inovadoras do tipo poderiam aumentar a venda do produto em um número respeitável, mas inovações assim, aparentemente absurdas, exigem coragem, uma vez que há um risco grande de fracasso.

Inovação Tecnológica: O Brasil tem muito talento na parte de empreendedorismo, mas faltam condições para inovações tecnológicas. O país tem alguns pontos fortes para inovação, um bom investimento para pesquisas nas universidades, muita qualidade nos recursos humano, mas o que falta é um bom ambiente para inovação, para que isso melhore há algumas políticas que precisam ser melhoradas, por exemplo, na parte burocrática quanto a instalação de uma empresa no país.O Brasil precisa de uma cultura de empreendedores, pois a empresas de sucesso no país quase sempre vem da iniciativa do próprio empreendedor, sendo assim, o principal problema para a inovação está na falta de incentivo do país.

O país não tem outra alternativa a não ser inovar, mas é preciso criar um movimento, pois não há uma ação que possa resolver sozinha o desafio da inovação, como foi feito há 15 anos atrás na questão da qualidade

CAPITULO 3 – TRABALHO EM EQUIPE

A ideia do trabalho em equipe consiste no conhecimento e experiência de cada um dentro do grupo, fazendo com que vários pensamentos diferentes formem uma única ideia a qual é o melhor caminho a ser tomado para a realização de uma determinada tarefa, toda equipe necessita de um líder para assumir responsabilidades e estar sempre disponível para ajudar a equipe.

Na imagem observamos que a linha do trem deu errado porque não houve comunicação entre os trabalhadores ou seja sem a troca de informações ocasionou um trabalho totalmente errado e agora terão que refazer todo o serviço gastando mais tempo e dinheiro. Um clima bom e agradável dentro de um grupo são fatores fundamentais para o sucesso, pessoas se ajudando, compartilhando conhecimento e experiência, esforçando-se ao máximo para o crescimento do grupo. Para isso é muito importante uma liderança no trabalho, um líder que saiba lidar com as ocorrências emergenciais e imprevisíveis que tenha capacidade de lidar com as pessoas (colaboradores) facilitando o caminho para que os objetivos sejam atingidos de forma eficiente, apoiando e encorajando as metas profissionais e pessoais de toda a sua equipe. Um líder deve estar sempre atento às mudanças saber tirar vantagem dessas mudanças em múltiplas alternativas de soluções. Outro motivo muito comum é o líder saber antecipar as situações ameaçadoras. Procurar também buscar inovações para empresa tendo sempre uma visão de futuro pra estar cada vez mais eficientes e competitivas no mercado em que atua.

CAPITUL O4 – DEFINIR PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO

Percepções: nada mais são doque a nossa maneira de interpretar as coisas do mundo que nos cerca.A tendencia é que percebamos somente aquilo que queremos e temos necessidade de perceber.

Comunicação: Pode-se dizer que a comunicação é facil,pois todo mundo fala com todo mundo pessoalmente ou através dos meios de comunicação.Mas se concentrarmos nossa atenção vamos perceber que o problema não está em comunicar-se mas sim em se comunicar bem,com eficácia.Então podemos definir comunicação como o processo de transferir informação,sgnificado e compreensão,de um emissor para um receptor.

Sendo assim,tanto a percepção como a comunicação são muito importantes nos conceitos de administrar,pois um administrador tem que procurar saber conduzir sua percepções da melhor maneira e também ser um excelente comunicador,para assim conduzir bem as coisas .

CONCLUSÃO

Baseado nos estudos feitos sobre Comportamento Organizacional, nas aulas, nas discussões, nas leituras e nas pesquisas feitas, concluimos que o fundamental para o crescimento de uma empresa é um bom planejamento, uma boa pesquisa de mercado, um bom conhecimento sobre sistemas, uma grupo de pessoas que saiba trabalhar bem em equipe e manter sempre o foco em inovações. Esta inovação não deve ser somente pensada, mas também trabalhada e colocada em prática para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

O grupo também concluiu que a comunicação é fundamental. Se não há comunicação entre as equipes da empresa ou entre os membros da equipe, as chances dos objetivos serem alcançados com eficácia são cada vez menores.

Chegamos a conclusão também, por meio de leituras e pesquisas, de que essas inovações organizacional e tecnológica seriam cada vez mais alcançadas se houvesse um maior auxílio do governo.

Inovação apresenta risco. As chances de se minizarem esses riscos são por meio das pesquisas, dos estudos de campo, de trabalho, de público e de produtos. Uma vez que todos esses estudos e pesquisas foram feitos, as chances de uma inovação atingir objetivos cada vez mais altos aumentam.

Em fim, a inovação é importante, não só quando se pensa, mas principalmente quando se age baseada nela.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANHANGUERA EDUCACIONAL. Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Disponível em: http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Acesso em 04 de dezembro de 2010.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacional-principios/13911/Acesso em 19 de setembro de 2011

http://www.supertextos.com/texto/Trabalho_Em_Equipe_Uma_Vantagem_Competitiva/4484/Acessado em 19 de setembro de 2011

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4430/a-lideranca-no-ambiente-de-trabalhopor-que-fracassam-os-planos-de-mudanca.html/ Acessado em 19 de setembro de 2011

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/inovacao-organizacional/24882/Acesso em 19 de setembro 2011

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518>Acesso em 19 de setembro de 2011

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

GERALDO R. CARAVANTES PLT Comunicação e Comportamento Organizacional

HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. 20.ed, Rio de Janeiro: Zahar 1985.

JAMES L BOWDITCH ANTHONY F. BUONO ELEMENTOS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1992

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 5.ed, São Paulo: Atlas, 2005.

Robbins, S. P. (1999). Comportamento Organizacional (8ª ed.). Rio de

Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

Wagner III, J. A., & Hollenbeck, J. A. (1999). Comportamento

organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva

...

Baixar como  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »