TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Employee Engagement

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.952 Palavras (12 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]


Índice

Introdução        

1. Revisão Teórica de Conceitos        

2. A importância da Comunicação com os Colaboradores no employee engagement        

2.1. Estudo de Caso        

3. Considerações Finais        

4. Bibliografia        

Introdução

A comunicação interna trabalha no sentido de integrar a organização com o seu público interno, os seus colaboradores, através da compartilha de interesses de ambos os lados.

Para que exista uma eficácia neste processo é necessário conhecer em profundidade as necessidades e expectativas dos colaboradores e que da parte dos mesmos uma haja aceitação e ganho de confiança.

De forma a ganhar credibilidade, a comunicação interna deve ser eficiente, evitando a burocratização tal como se espera que seja clara e objetiva. Através de uma comunicação interna eficiente pode-se criar uma cultura organizacional, criar metas e objetivos comuns, de forma a motivar o público interno o que influencia a produtividade da organização.

Outro conceito ligado aos elevados níveis de produtividade, aos baixos casos de atritos e que ainda influencia a reputação organizacional é o conceito de employee engagement. 

Cada vez mais organizações e profissionais de relações públicas reconhecem a importância da comunicação com os colaboradores e salientam os seus vários benefícios para a organização.

Neste âmbito o presente documento baseando-se em dois diferentes estudos de caso apresenta os benefícios da comunicação com os colaboradores para o employee engagement e todos os benefícios que surgem daí.

Em primeiro lugar será feita uma pequena revisão de alguns conceitos teóricos tais como: Cultura Organizacional; Comunicação Interna; Confiança; Comunicação Ascendente, Descendente e Horizontal; Employee Engagement;

Após apresentados os conceitos base, será feita um resumo dos resultados dos casos estudados e que relacionam os conceitos de comunicação interna com o employee engagement.

Para terminar será feita uma reflexão crítica aos resultados obtidos tendo em conta os conceitos estudados na primeira parte.

“Communication is the undoubted lubrificante to prevent the corporate machinery from self-destructing from the friction of change”

D’Aprix, 2009 

1. Revisão Teórica de Conceitos

Cultura Organizacional

Este conceito tem sido alvo de importantes estudos académicos ao longo dos anos. Alguns autores consideram que a organização tem uma cultura que é passível de mudar com o passar do tempo. Neste sentido a cultura seria uma característica da organização. (Cunha, Adriano et al., 2013)

Por outro lado Motta e Vasconcelos (2002), consideram que a organização não tem cultura, mas que expressa a cultura dos membros que a constituem. (Cunha, Adriano et al., 2013)

No entanto existem ideias comuns a ambas as perspetivas e de acordo com Costa (1999): cada organização possui uma cultura própria, que lhe é peculiar, resultado de um conjunto de fatores como por exemplo a sua história, objetivos, pessoas, tamanho, as tecnologias associadas etc. (Cunha, Adriano et al., 2013)

Conduzir uma organização ao sucesso exige que os processos de mudança sejam bem estudados e implementados através de várias estratégias de gestão que sejam consistentes sobre os valores desenvolvidos pelos membros da organização. Nesta perspetiva é essencial conhecer os colaboradores para estar a par do tipo de cultura predominante entre eles, sendo assim capaz de prepará-la para os processos de mudança e inovação. (Cunha, Adriano et al., 2013)

A cultura organizacional não é estática e permanente pois os impactos internos e externos ao longo dos anos causam alterações.

Comunicação Interna (com os colaboradores)

A comunicação interna ainda é um tema relativamente recente, no entanto estima-se que tenha surgido perto dos anos vinte quando em algumas organizações foi identificada a necessidade dos seus executivos aprenderem a falar de forma adequada. (Cunha, Adriano et al., 2013)

Uma breve descrição do que é a comunicação interna pode ser uma dada por Dolphin (2005) que a retratava como a comunicação entre os líderes da organização e um dos seus públicos-chave: os colaboradores. (Mishra, Karen et al., 2014)

Tipos de Comunicação: Ascendente, Descendente e Horizontal – Principais Características e Barreiras

A comunicação interna pode ser analisada em três níveis diferentes.

A comunicação efetuada a partir dos níveis hierárquicos superiores com destino aos níveis inferiores toma o nome de comunicação descente. (Rego, 1986) Este movimento tem como principal fim passar um grande volume de informações aos subordinados para que os mesmos desempenhem as suas funções, este momento de transmissão de informações pode ocorrer em reuniões de grupo, ou individuais, ou através de comunicados internos etc. (Cunha, Adriano et al., 2013)

Katz e Kahn (1987) consideram que a comunicação descendente é o reflexo de um comportamento autoritário dos níveis hierárquicos mais elevados em relação aos mais baixos. (Cunha, Adriano et al., 2013)

Por sua vez a comunicação ascendente funciona no sentido inverso e segundo Rego (1986) promovem a participação dos colaboradores através da sugestão de ideias para a melhoria de processos de produção, ou do ambiente de trabalho. A função deste tipo de comunicação é a dar informações aos níveis hierárquicos superiores sobre aquilo que acontece nos estratos inferiores da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (213.5 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com