TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

B2E - Business To Employee

Ensaios: B2E - Business To Employee. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  2.103 Visualizações

Página 1 de 4

B2E – BUSINESS TO EMPLOYEE – relação entre EMPRESA e FUNCIONÁRIO

A internet e as tecnologias da informação foram, sem sombra de dúvida, motivos de grandes transformações nas empresas de um modo geral. Para se manter forte perante a concorrência, nas grandes empresas, elas deixaram de ser diferenciais. Agora podemos afirmar que passaram a ser requisitos obrigatórios para a sobrevivência de uma organização. Sabemos que a internet quebrou muitos paradigmas, e continua a quebrar até hoje. Analisemos o surgimento do e-mail, por exemplo, que trouxe inúmeras vantagens em transações. As áreas de estoques, vendas, atendimento a clientes, entre outras são agora informatizadas, possibilitando consultas em tempo real pela internet.

Nasceram então diversos termos e siglas que são diretamente relacionados com as transações on line. Para citar alguns temos B2B, B2C, C2C, dentre muitos outros da nova modalidade econômica. Vejamos algumas definições:

B2B (Business to Business): São as transações de comércio entre empresas. Uma empresa vendendo para outra empresa é B2B. É a sigla mais famosa e acaba representado todos as outras abaixo quando generalizada. Um exemplo é a venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens.

B2C (Business to Consumer): É o comércio entre a empresa e o consumidor. Este é o mais comum. Um exemplo próximo é a famosa Amazon.

C2C (Consumer to Consumer): Este é o comércio entre consumidores. Ele é intermediado normalmente por uma empresa (o dono do site). Os exemplos são os sites de leilão como o Ebay ou classificados.

B2G (Business to Government): São as transações entre empresa e governo. Os exemplos comuns de B2G são licitações e compras de fornecedores.

B2E (Business-to-Employee): Normalmente relacionado aos portais (intranets) que atendem aos funcionários. Tem por objetivo de ser uma área central de relacionamento com a empresa. Através dele os funcionários podem, por exemplo, pedir material para sua área, gerir todos os seus benefícios ou até utilizar processos de gestão dos funcionários (faltas, avaliações, inscrições em treinamentos).

Traduzindo literalmente, B2E seria “Negócio com o empregado” Um trabalho estratégico de informação interna. No plano de marketing e em todo o contexto de uma organização, o B2E é cuidadosamente elaborado, disponibilizado e atualizado. É uma modalidade de marketing voltada para dentro das organizações. Exemplificando, os colaboradores podem ter acesso à informação sobre diversos assuntos e serviços com a mesma agilidade que a organização disponibiliza para os compradores. O advento da internet e intranet torna isso perfeitamente possível.

Mais sobre o B2E:

O termo B2E-Business to Employee foi criado e registrado pela Sankha Financial Center em função dos trabalhos feitos com clima organizacional e comunicação organizacional. Quando falamos de negócios, podemos dizer que um funcionário fidelizado implica em obter clientes fidelizados. O ser humano é um consumidor sempre disponível. A aquisição de produtos ou serviços tem ligação estreita com a necessidade percebida por ele e do poder de encantamento das marcas. O quadro de pessoal de uma companhia é o seu primeiro cliente disponível, que precisa ser encantado e convencido a consumir produtos e serviços e a colocar em prática princípios e valores definidos pela empresa da qual é parte integrante. É uma estratégia inteligente para garantir melhores resultados. Isto vale para fabricação de produtos ou prestação de serviços. Qualquer ramo de atividade pode ser beneficiado.

B2E (business-to-employee) é uma abordagem em que o foco dos negócios é o empregado, em vez do consumidor (como no business-to-consumer, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com