TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Gênero Opinativo

Por:   •  23/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Modos de opinar

CELSO CAMPO, Pedro. Gênero Opinativo. < http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da010520026.htm#>.

O gênero opinativo sempre foi historicamente presente no jornalismo e o pioneiro nos meios de comunicação, os veículos selecionavam apenas o que interessava aos proprietários dos jornais, manipulando informações e se tornando um vexame. Depois do avanço do jornalismo interpretativo na década de 30 o jornalismo foi se estruturando e cada gênero ganhou seu espaço, o opinativo passou a fazer parte do editorial do jornal e feito por pessoas experientes. Apesar de ser veiculado no jornal não deixa de ser perigoso para o autor, uma opinião contrária aos leitores ou a linha editorial da empresa pode prejudicar muito o profissional.

“A palavra publicada é uma arma poderosa e fatal. Engrandece ou

aniquila, eleva ou derruba, estimula ou desanima.”

  1. Tipos de opinião

CELSO CAMPO, Pedro. Gênero Opinativo. < http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da010520026.htm#>.

Nesse tópico Mário Erbolato traz uma explicação mais aprofundada sobre os tipos de gênero opinativo e interpretativo, no interpretativo necessitamos de uma clareza e ilustração, em algumas vezes é necessário buscar até opiniões de especialistas. Já os editoriais buscam ilustrar opiniões, induzir ações ou até mesmo entreter, é institucional. A opinião se encontra de diversas maneiras nos jornais, até as formatações das imagens e textos fazem parte dessa opinião subjetiva emitida pelos jornais que passam despercebidas pelos olhos dos leitores comuns e até de jornalistas iniciantes.

“É nos editoriais do jornal que certos negócios escusos acabam se revelando, mas o grande público não lê os editoriais, por isso não sabe para onde caminha o jornal.”

  1. Características

CELSO CAMPO, Pedro. Gênero Opinativo. < http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da010520026.htm#>.

Os editoriais são uma maneira tendenciosa adotas pelos jornais que também são instituições políticas, mesmo que os repórteres tenham suas opiniões a do editorial permanece. Algumas características do editorial foram listadas pela professora Sônia de Britto, a topicalidade, condensalidade e a plasticidade.

"A finalidade do editorial é dirigir a opinião pública, persuadindo através de exortação, apelo, aviso, palavra de ordem ou constatação dos fatos"

  1. Técnicas

CELSO CAMPO, Pedro. Gênero Opinativo. < http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da010520026.htm#>.

Na noticia informativa é primordial que as perguntas respondidas sejam O que, Quem e Quando enquanto o opinativo e interpretativo focam em Porque e Como. É necessário que nessa estruturação contenha uma argumentação que caminhe para uma conclusão sob os pontos de vista defendidos, confirmando ou negando a tese pela antítese.

“o editorial ou o artigo opinativo parte de um axioma que será demonstrado em toda a sua evidência, conforme o ponto de vista do jornal (editorial) ou do articulista (artigo assinado)”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com